Arquivo

Literatura GLS: Águas Turvas é um imperdível romance gay nacional ambientado nos EUA

Redação Lado A 23 de Julho, 2014 22h12m

COMPARTILHAR

TAGS


O poder das águas e da vida, do amor, da tradição, do perdão e da transformação. Tudo isso sob a égide imprevisível do retorno do passado, do acaso e do futuro. O romance “Aguas Turvas” de Helder Caldeira (Editora Quatro Cantos) é, sem dúvidas, o melhor romance gay lançado no ano passado, um dos melhores do gênero. A razão é que se trata de uma história envolvente, sem apelações, com reviravoltas possíveis e um casal protagonista dividindo espaço com os demais. Tanto que, às vezes, esquecemos que estamos lendo um romance gay tamanha a naturalidade da história.

Talvez isso seja possível pois o enredo é transportando para os EUA, em um cenário bucólico nas colinas do Condado de Worcester, em Holden. Lá, o jovem médico brasileiro Gabriel Campos que faz residência, encontra o amor de sua vida, o príncipe encantado Justin Thompson. Mas, no fim, o brasileiro é quem salva a todos. Ele quem se mostra acima da cortina de aparências de uma família republicana americana tradicional, aquela ideal dos filmes que crescemos assistindo. 

A aceitação que os personagens recebem em sua volta, salvo em raras exceções, é um sonho. Até a tia homofóbica é conquistada. Um enredo familiar, romântico, que se desdobra e chega a um final onde a sexualidade é menos importante do que o caráter. Como deve ser.

Com citação de diversas letras de músicas, descrição do ambiente e emoções de forma detalhada, o livro não apela para o sexo ou estereótipos. É um livro que se pode dar para a mãe ou avó lerem, é um livro para desfrutar e esquecer um pouco as pressões do mundo. É uma obra sem remendos, como um livro deve ser: interessante, transcendente e ainda cheio de ensinamentos culturais. Um livrod Dqueles que emocionam e te transformam por meio de uma boa história. 

Para saber mais, clique aqui.

Veja o “trailer” do livro “Águas Turvas”:

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS