Arquivo

A Montanha Matterhorn: Filme holandês com relação entre viúvo e deficiente polemiza e muito

Redação Lado A 03 de Julho, 2014 18h58m

COMPARTILHAR

TAGS


Em uma pequena cidade, um pai viúvo, ultrareligioso, Fred (Ton Kas), 54, mora sozinho depois de despejar o filho Johan de casa. Calvinista e regrado, assim o homem segue a sua vida até que um novo personagem chega para mudar a cena bucólica e previsível: Theo (René van ‘t Hof). O sem teto e deficiente mental se integra á rotina metódica, causando a aparição de um sentimento adormecido em Fred. O carinho e proteção acaba virando uma polêmica relação de amor e dependência. Nada explicitamente sexual mas a possibilidade se mostra possível no filme do diretor Diederik Ebbinge que assina o roteiro.

O filme então explora a abandonada relação pai e filho, um homem retomando a alegria de viver e as reviravoltas do roteiro. A qualidade artística da fotografia e do roteiro impressionam, bem como a coragem de explorar tabus e personagens muito bem interpretados, fortemente construídos e possíveis na vida real em um contexto incomum. Um homem que vive uma louca infelicidade e um louco que vem para salvar o homem que o acolhe. O final é arrebatador. Espere risos e lágrimas nesta tragicomédia.

Com um tema destes, o filme conseguiu poucas salas em sua semana de estréia no Brasil. Atualmente apenas o Cine Itaú do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, exibe a película. O filme ganhou a escolha de Melhor Filme pela audiência do Rotterdam International Film Festival e do Moscow International Film Festival no ano passado. O jeito é aguardar.

Confira o trailer:

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS