Arquivo

Debate 1 Band – Resumo

Redação Lado A 27 de Agosto, 2014 16h27m

COMPARTILHAR

TAGS


Luciana Genro (Psol) é sem dúvidas a candidata à presidência que mais defende a comunidade LGBT e o fez com maestria no primeiro debate presidencial da Banda, na noite desta terça-feira. Além de falar da homofobia, transfobia, questionou e acusou o candidato pastor Everaldo (PSC) sobre a responsabilidade da bancada evangélica na morte de homossexuais no país, uma vez que a mesma articulou o fim do programa Escola sem Homofobia, e ainda o governo federal por negociar interesses e direitos em nome da governabilidade. Ela se negou a chamar o candidato de “pastor” e afirmou que religião e política não devem se misturar.

Marina Silva (PSB) apontou um caminho de entendimento, onde os bons de cada partido partido ou grupos devam se destacar, negou o termo elite financeira e destacou que a elite intelectual ou de idéias deve prevalescer. A candidata que venceria a presidente Dilma (PT) em um eventual segundo turno segundo o IBOPE foi evasiva nas respostas mas deixou claro que é preciso mudar a concepção de política no país, passando a prestigiar os melhores de cada sigla e não o jogo de apoio e apadrinhamento partidário. Propôs um governo apartidário, de pessoas, e agradou.

Os demais candidatos não surpreenderam, o médico Eduardo Jorge (PV) começou bem mas passou a um tom de sarcasmo no meio do debate. a presidente Dilma negou qualquer problema com o país e culpou a crise internacional. Aécio Neves (PSDB)apontou erros na administração federal e elevou seu estado Minas Gerais como exemplo do que fará com o país. Everaldo, o pastor, afirmou que provatizaria tudo. O candidato Levy Fidelix (PRTB) atacou todos os lados, se posicionou de maneira consevadoras e bateu na tecla segurança várias vezes.

O primeiro debate presidencial foi longo, cansativo e mostrou que o país precisa evoluir muito, principalmente os candidatos apresentados que perderam tempo se auto promovendo ou rebaixando o trabalho alheio, sem apresentar soluções concretas dos problemas mais graves do país para suas gestões, em sua maioria.  

Na próxima segunda feira, dia 1° de setembro, o grupo UOL / Folha, o SBT e a rádio Jovem Pan realizarão o segundo debate presidencial, das 17h45 às 19h25, em São Paulo.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS