Arquivo

Alerta: Super bactérias estão matando no Brasil, principalmente durante o inverno

Redação Lado A 15 de Agosto, 2014 15h15m

COMPARTILHAR

TAGS


Enquanto se fala em epidemia de Ebola na África e outras doenças graves, pouco se comenta das super bactérias Estafilococos Aureus (MRSA) e Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC), dois organismos que depois de modificados em ambiente hospitalar se tornaram resistentes aos antibióticos atuais e vem causando milhares de mortes. Já encontradas fora de hospitais, inclusive no Brasil e, a cada inverno, quando o corpo enfrenta viroses e se torna mais debilitado, com mudanças de temperatura bruscas, elas causam mais mortes.

Não apenas imunossuprimidos, crianças, idosos, portadores de HIV e pessoas com saúde debilitada correm risco. Essas bactérias podem penetrar em pessoas saudáveis e causar até a morte por meio de assepsia e paradas cardíacas ou respiratórias. A bactéria KPC pode ser transmitida por fluidos de pessoas contaminadas e ataca o sangue indo ao pulmão, desenvolvendo grave pneumonia. Já a MRSA, encontrada na pele e em lugares sujos, pode entrar no corpo por meio oral, aéreo ou de fissuras, causando gangrenas e contaminação do sangue, levando a infecções purulentas internas ou externas. As duas podem atacar ainda o trato urinário e sobrecarregar os rins, causando falência dos mesmos. Pessoas que podem apresentar resistência ou tolerância maior às bactérias ajudam a disseminar as contaminações.

Este mês, a bactéria KCP foi encontrada em pacientes em Joinville e Cascavel. Para evitar o contágio, evite ambientes hospitalares, lave sempre as mãos, frutas e verduras, utilize álcool gel na academia, nas mãos e não compartilhe objetos que levará próximo ao rosto. Evite a fadiga, drogas e álcool que podem baixar a sua imunidade e descanse bem, se puder, reforce a alimentação ou suplementação com vitaminas. Se sentir algum sintoma que envolva desenteria, dores no corpo, dor renal ou febre, procure um médico. 
 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS