Arquivo

Editorial do jornal O Globo alerta para crescimento da intolerância religiosa no Brasil

Redação Lado A 18 de Agosto, 2014 19h30m

COMPARTILHAR

TAGS


O Jornal O Globo publicou neste domingo um discreto editorial, porém cirúrgico em sua opinião, intitulado: “O perigo da intolerância religiosa”. Nele o jornal mostra que no Brasil corremos riscos de perder a tolerância religiosa e ficarmos submetidos a religiões, em frente a crescente intolerância que existe contra igrejas de matriz africana e homossexuais, em nome religiões dominantes, não citando que se refere a algumas linhas neopentecostais, como acontece em teocracias. O ponto de observação é a intolerância latente aos fiéis da umbanda e do candomblé, sobretudo na Bahia, terra dos orixás.

O editorial apresenta dados interessantes, como  22 das 53 denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, de janeiro a 11 de julho deste ano foram contra igrejas de matriz africana. De grupo de 840 terreiros, 430 foram alvo de discriminação, sendo 57% dos casos em locais públicos, segundo estudo da PUC-Rio.

“Felizmente, não chegamos aqui ao ponto de outros países em que grupos se organizam para manifestar publicamente o ódio a homossexuais, negros ou estrangeiros. Mas é melhor não pagar para ver. Adeptos dos cultos afro-brasileiros não só denunciam como organizam sua legítima reação em passeatas contra a intolerância religiosa. Contam com o apoio na sociedade e de representantes de outros credos, com quem têm em comum a convicção de que o respeito à fé alheia é sagrado”, pondera o editorial.
 

Parabéns ao O Globo pela abordagem do tema. Para ler o editorial, clique aqui.
 
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS