Arquivo

Justin Fashanu: História do primeiro futebolista gay assumido que se matou em 1998 vira livro

Redação Lado A 20 de Agosto, 2014 18h49m

COMPARTILHAR

TAGS


A vida e drama do atacante inglês Justin Fashanu são mostrados em sua primeira biografia, editada pelo jornalista Nick Baker. “Forbidden Forward: The Justin Fashanu Story” (Proibido seguir adiante: A História de Justin Fashanu Story) narra a verdadeira história do talentoso atleta que ousou sair do armário. O livro narra a homofobia que o atleta sofreu depois que decidiu contar publicamente que era homossexual.

Para o site PinkNews, o autor comentou o livro: “Como vocês sabem, a batalha contra a homofobia no futebol é ainda uma luta em andamento por isso a história de Justin Fashanu continua muito importante. Eu terminei o livro com um capítulo que se chama “Legado de um herói relutante”, que mostra como Fashanu continua a inspirar atletas gays e outros pelo mundo e o que tem sido feito para combater a homofobia no futebol hoje”, explica o escritor que afirma que resolveu investir na história do atleta, que cometeu suicídio em 1998, aos 37 anos, por tê-lo visto jogar quando era pequeno. O livro conta com depoimento de amigos gays e atletas que conheceram  Fashanu ao longo de sua carreira.

Filho de imigrantes nigerianos, Justin Fashanu se assumiu gay em 1990, no auge de sua carreira, em edição de capa do tablóide The Sun, com a chamada de que o atleta que valia um milhão de libras era gay. A matéria rendeu comentários homofóbicos de ex companheiros de time e de familiares. Nos bastidores, ao longo dos anos, a homofobia foi minando a vontade do atleta de jogar, ao mesmo tempo que os grandes clubes o boicotavam. Depois de sair do país, ele se aposentou  precocemente em 1997, aos 35 anos de idade. Depois de ser acusado de violentar um jovem de 17 anos ele voltou às manchetes dos tablóides. O atleta se matou e deixou uma carta dizendo: “Me dei conta de que eu havia sido condenado. Não quero mais ser uma vergonha para meus amigos e minha família. (…) Espero que Jesus me dê boas vindas e que eu finalmente eu encontre a paz”.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS