Arquivo

Bissexuais são mais vulneráveis ao preconceito e ao suicídio do que gays e lésbicas

Redação Lado A 24 de Setembro, 2014 12h57m

COMPARTILHAR

TAGS


A novela Império, das 21h da Rede Globo, abriu uma nova discussão importante acerca dos homens bissexuais e a polêmica promete ser grande já que o grupo é mal compreendido socialmente. Por conta disso, uma estimativa divulgada esta semana pelo Movement Advancement Project e os grupos Bi Resource Center e BiNet USA durante a Semana de Defesa dos Bissexuais.
 
Os bissexuais são vulneráveis às questões econômicas e psicológicas, as vezes mais do que gays e lésbicas, apontou o grupo com base em estudos que apontam que 25% dos homens bissexuais vivem na pobreza, enquanto as mulheres chegam a 30% essa população vulnerável.  Já entre gays e lésbicas esses números estão na cada dos 20% e 23%.  O grupo aponta ainda que bissexuais compõem 52% do grupo LGBT apesar de serem praticamente invisíveis dentro deste grupo.
 
O motivo para tamanha marginalidade é que o desejo por ambos os sexos não é bem visto nem por heterossexuais e nem pelos gays. Piadas e comentários baseados nos mitos e estereótipos sobre o tema. Três a cada cinco bissexuais reportam ter ouvido piadas ou críticas sobre sua sexualidade. O ambiente de trabalho é considerado mais hostil, bem como em casa. Ineke Mushovic, diretora do Movement Advancement Project, afirma que esses problemas colaboram para que os bissexuais não atinjam a plenitude em suas vidas e projetos. “A falta de consideração pela vida e experiências dos bissexuais agrava com a falta de apoio social e mantém as pessoas bissexuais no armário”, pondera a militante. 
 
Por isso os bissexuais saem menos do armário, tentem mais ao suicídio, e a uma vida dupla que gasta mais energia. mais dinheiro, gera mais estresse e comumente não se desenvolve em diversos aspectos sociais.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS