Arquivo

Entrevista com um Ex Gay: “Eu nunca me aceitei como gay”

Redação Lado A 12 de Setembro, 2014 19h52m

COMPARTILHAR

TAGS


A Lado A conversou por chat no Facebook com um rapaz que se intitula ex gay. Thiago Matos tem 24 anos, mora em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Há poucos meses ele não transa com homens e diz que se transformou depois que percebeu que não era gay. Alguns episódios traumáticos marcaram a sua vida, ele foi estuprado por seu padrasto quanto tinha 4 anos de idade e outras duas vezes por amigos quando era adolescente.
 
Depois de um grave acidente no ano passado, ele passou por uma transformação em sua vida e percebeu que nunca se aceitou como gay, ou melhor, que não era feliz e buscou na religião apoio para ser heterossexual. Ele ainda não se relacionou com mulheres pois acredita que sexo só depois do casamento e que a masturbação também é pecado.
 
Apesar hoje seguir a Bíblia em sua vida, ele diz não ter preconceitos e esta semana fez campanha na internet contra a homofobia e a morte de um rapaz de 18 anos em Goiás. O que importa é ser feliz. A diversidade humana, e divina para quem acredita, pode ser vistas em todas as coisas. Sem preconceitos, apesar do discurso religioso forte, conversamos com ele, que nos autorizou publicar a entrevista.

Obrigado Thiago por dividir suas experiências conosco e enriquecer o nosso trabalho.

 
Thiago, fale um pouco de você…
Eu moro em Campo Grande mas já morei sozinho em Blumenau – SC e Gravataí-RS, onde fui casado com outro homem por seis meses. Fui para Blumenau por causa de uma boa oferta de emprego em um pub e depois para o outro estado por causa dessa pessoa, nem considero que foi um casamento.
 
Você é ex gay? Será que não era um hétero enrustido?
Não. Eu tinha nojo de mulheres. Mas nunca me aceitei sendo gay e não poder ter filhos do meu sangue como um casal “normal”. 
 
Hoje você não tem nojo de mulher?
Hoje penso em casar e ter filhos. 
 
Mas como concluiu que não era gay? 
Fui abusado sexualmente, quando tinha 4 anos de idade, dentro de casa, pelo meu padrasto. É  normal as pessoas pensarem que gostei da coisa e continuei, mas não. Não tinha um cérebro e sabedoria como hoje. Eu nunca aceitei ser gay, entende?
 
Mas então você não sentia prazer sexual com homens?
Nunca senti. 
 
E agora sente prazer com mulher?
(Sem resposta)
 
Mas começou a ficar com homens com que idade, por vontade própria?
Com 14 mas fui abusado depois com 11 e 13 por amigos de pessoas da família. Me assumi para a família com 15 anos.
 
E nunca tinha ficado com mulheres?
Sim, namorei três.
 
E transavam?
Uma eu amava, transava.
 
Você não era bissexual então?
Não. Quando o desejo por homens aumentou sem que eu entendesse, deixei de namorar mulheres. Quando me assumi, já tinha acabado de largar o hábito de ficar com mulheres. Tive um gravíssimo acidente também, em novembro do ano passado.
 
Que acidente você teve?
Fui atropelado por um rapaz que estudou comigo, porque ele estava a mais de 130km/h bêbado e eu a menos de 50km/h, voltando do trabalho. Voei, segundo o boletim de ocorrência, 16 metros, e parei dentro de uma casa. Fiquei em coma por 19 dias, tive infarto e literalmente morri por um dia. O médico dizia que eu ficaria em estado vegetativo, caso sobrevivesse. Estou vivo e bem. Fiquei na cadeira de rodas por quatro meses e perdi olfato e paladar por quatro meses também.
 
E há quanto tempo não se relaciona com homens sexualmente?
Há alguns meses, há uns seis.
 
Daí você foi na igreja, depois do acidente?
Fui a um encontro com Deus e tive um encontro com o Espírito Santo de Deus. Mas sabe como foi minha ”libertação” de identidade? Digo libertação, porque não me aceitava assim, sempre quis ser homem de verdade (Sic). 
 
E nestes seis meses, não sentiu atração por ninguém do mesmo sexo?
Não, nunca mais. O que acontece, são marcas que ficam do famoso ”pecado” da prática da homossexualidade. Gírias, lembranças, mas quando lembro de pessoas que já fiquei, algumas peço perdão por ter atrapalhado ou não, no decorrer de suas vidas. Vomitei até sangue quando fui no encontro e teve ministração de libertação e cura espiritual. Não é cura homossexual. Não há cura para o que não e doença.
 
Mas agora você transa com mulheres?
Não, não posso fazer nada e sou obediente a palavra de DEUS, que diz que não se pode fazer o sexo antes de um casamento. Aos poucos, venho conhecendo jovens, mulheres, tenho certeza que vou me apaixonar por uma e casar, assim como foi com homens.
 
Então você está assexual… Mas está ficando com mulheres?
Não ligo pra rótulos. Não, quero namorar primeiro com uma jovem que me interessei que é da mesma igreja que eu, porque depois do namoro, haverá o casamento.
 
E se um filho seu for gay?
Não será porque terá uma educação completamente diferente da minha, porque eu nunca tive o meu pai, mas se houver tendências, creio que não, porquê eu já quebrei essa maldição na minha vida. Eu cuidarei, darei muitos conselhos, mostrarei o tempo todo, a palavra de Deus, mas a decisão é individual, assim como a salvação.
 
Então você acha que ser gay vai para o inferno?
Não brother. Praticar o homossexualismo, assim como diz a palavra de DEUS
 
Mas e se ele nascer gay? Não?
Eu também achava isso. Não há provas científicas.
 
Você mesmo disse, tendências…
Assim como há tendência par a ira, alcoolismo… Nem por isso todos são. Se você é feliz sendo gay, quem sou eu para te julgar? Assim como o contrário. certo?
 
Você é feliz sendo hétero? E se seu filho for feliz sendo gay?
Será uma decisão dele. Não sou DEUS para julgar. Mas vou ajudar, sempre. 
 
Você não acha que sua vida como gay foi traumática a ponto de você querer buscar a felicidade em uma nova vida? Uma mudança radical…
Não, porque eu me achava perfeito, tudo era bom, mas aí começaram a surgir ex homossexuais, ex travestis… Tive que perguntar para Deus, o que está errado, não fosse o Senhor que me fizeste gay? Porque eu nunca me aceitei assim e quando penso que estou perfeito assim, surgem muitos ex gays?
 
Sim, acredito que existam, se somos ex heteros… Pois se não nasce gay, então nós gays somos ex heteros, correto? (risos)
Kkkkkkkk ex heteros … pode ser
 
Mas se não nasce gay, nasce hétero, é isso? Então você é um re-hétero? 
Sim. Kkkkkkkkkkkkkk
 
E se você não sentir tesão com mulheres? Você se masturba?
Na verdade, o que acontece com muitos é a perca de identidade, outros não. Comigo foi o não me aceitar, sabe? Mas nunca vou desrespeitar um gay, uma lésbica ou uma trans porquê foi de lá que saí. Eu sinto tesão por mulheres, mas também não se pode masturbação.
 
Você não se masturba? Agora comecei a duvidar de você (risos). Mas essa busca por “santidade” tem mais a ver com o acidente, um novo momento na sua vida, pois certeza que na recuperação as pessoas que não te aceitavam te ajudaram muito…
Sempre fui aceito e quem me dizia ser muito amigo, se afastou porque eu fiquei muito feio.
 
E que igreja você frequenta?
A El Shadai.
 
Esse ambiente de igreja é ótimo, pena que ele é negado aos gays na maioria das vezes mas ninguém é feliz em um ligar quando é chamado de pecador ou aberração, não é?
Não é mais assim amigo. Eu sei do que está falando, porque também me afastei da igreja por 10 anos. Por causa de homofobia que existia na época. Infelizmente, ainda ocorrem em algumas igrejas mas temos que nos apoiar em igrejas e pessoas que, verdadeiramente, distribuem o amor de Deus para os irmãos, seja gay, lésbica, trans, negro ou hétero. Eu era da Assembleia de Deus.
 
Mas eles ainda pregam que homossexualidade é pecado… não?
Homossexualidade não é pecado, nunca foi. O pecado é a prática, assim como o adultério, falar mal de alguém.
 
O sexo? Mesmo depois do casamento?
Casamento gay? Sim… Porque é uma prática homossexual, assim como diz a palavra de Deus. Nós achamos que amamos alguém do mesmo sexo. É amor sim, amor pela vida, pela alma da pessoa…
 
Entendi, amor é igual mas sexo é diferente? E sexo sem intenção de procriar, com mulher?
Com camisinha, por exemplo? Masturbação, sexo oral… também é pecado.
 
E não ir no culto não é pecado? Não pagar o dízimo…
Não, nós temos o livre arbítrio, lembra? Decidimos o que nos faz bem, por vontade própria. Se for a prática homossexual ou heterossexual sem casamento formal é pecado. 
 
Mas sexo gay casado é pecado?
Sexo gay é pecado, por ser prática homossexual. Aprendi através da palavra de Deus que muitas pessoas irão para o inferno, não importa se são boas, devem não praticar os pecados, se arrepender de coração e reconhecer e aceitar Jesus como seu único salvador.  
 
Mas a Bíblia não foi escrita por homens?
A Bíblia foi escrita por homens, sim, muito tempo depois de surgir a palavra. Mas quem dizia através dos homens, era DEUS. Era a palavra de Deus sendo dita, para que outras próximas gerações, a partir daquelas, pudessem ter um Norte e uma verdade.
 
E você acredita que o homem veio de Adão e Eva e não do macaco?
Se fossemos do macaco, muitos outros macacos dariam sinais de homens. 

 

NOTA DO EDITOR 
No rapaz, que “era” gay, podemos ver indícios de um discurso que explora a fragilidade e fé das pessoas. Repetições de frases de pastores fundamentalistas, argumentos bíblicos. Fica claro que é feita uma escolha entre ser homossexual ou ser cristão como os outros do ambiente acolhedor onde foram inseridos. Primeiro diz que ama o homossexual, mas desde que ele não faça sexo homo, que seria pecado e o mandaria para o inferno. 
 
Esperamos que essas pessoas sejam felizes, mas vemos com preocupação a exploração de vítimas de estupro (O pastor Silas Malafaia afirmou na semana passada que metade dos gays foram vítimas de abusos sexuais na infância), uma vez que a suposição justificaria estupros corretivos, pois se um gay vítima de violência seguiu um trauma, a conversão de gays em héteros, sobretudo as lésbicas, também seria viável por meio desta violência. Mas prometemos não julgar o Thiago, então deixamos aos leitores que tirem suas conclusões e tenham respeito nos comentários que tecerem a seguir.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS