Arquivo

Manifesto do movimento LGBT paranaense relembra a importância do voto com comprometimento com a causa

Redação Lado A 23 de Setembro, 2014 12h17m

COMPARTILHAR

TAGS


Um manifesto intitulado #VotoNaDiversidade foi lançado por diversas instituições que lutam pelos direitos dos LGBTs no Paraná esta semana. O documento lembra a importância do voto em candidatos comprometidos com a causa de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros pela comunidade. “É necessário ressaltar que o espaço legislativo mais do que legislar deve servir como ponto de equilíbrio para o poder executivo, ele é em essência, o palco para a construção de uma sociedade justa e igualitária, formada por um povo soberano”, descreve o manifesto.
 
Apoiamos a idéia, por isso além de publicar o manifesto, mantemos espaço aberto aos candidatos LGBTs para que se comuniquem por meio de nosso canal com os seus eleitores.
 
Confira o documento:
 
MANIFESTO
 
#VOTONADIVERSIDADE
 
Estamos em um ano decisivo para toda a população brasileira, estamos em um ano de eleições.
 
Votar é um dever e um direito de todas e todos os brasileiros e deve ser feito com consciência, através de uma fiscalização rígida da população e da exigência de que os candidatos se comprometerão com as pessoas LGBT.
 
Lutar pela garantia dos direitos fundamentais de todas e todos é consolidar a cidadania, é exigir o cumprimento da Constituição Federal, é respeitar o ser humano em sua dignidade de direitos independentemente da orientação sexual ou da identidade de gênero do individuo.
 
Essas são questões que devem estar presentes no debate publico e nos planos de governo dos candidatos, bem como no governo daqueles que vierem a ser eleitos, para que os Direitos Humanos sejam realmente para todas e todos. 
 
Neste ano de 2014, serão eleitos os representantes do executivo federal e estadual bem como Câmara e Senado. Podemos separar os candidatos em dois campos. O primeiro é o campo fundamentalista, machista, racista e homofóbico, o qual não consegue compreender ou elaborar políticas públicas que atinjam a sociedade como um todo. Já o segundo, é o campo que vem buscando a inclusão, procurando trazer as minorias para fazer parte da sociedade, implementando políticas que não somente surtam efeito, mas que também concretizem sonhos. Sonhos estes de uma educação justa e inclusiva, de uma saúde que compreenda e atenda a necessidade real de cada cidadão, sonho de andar na rua com a certeza de que sua presença não será apenas tolerada, mas sim que seus direitos serão respeitados. Esses sonhos serão representados em nossa casa de leis através da criminalização da homofobia, por exemplo. 
 
Nós da sociedade civil organizada acreditamos que este segundo perfil de candidato seja o mais adequado para representar o povo brasileiro. 
É necessário ressaltar que o espaço legislativo mais do que legislar deve servir como ponto de equilíbrio para o poder executivo, ele é em essência, o palco para a construção de uma sociedade justa e igualitária, formada por um povo soberano.
 
Neste sentido, a atuação da sociedade civil organizada e dos representantes eleitos democraticamente pelo povo deve ser sempre para garantir que em cada projeto aprovado, em cada elemento orçamentário, em cada projeto de lei, em cada política publica, a felicidade das pessoas seja o foco. A política mais do que qualquer outra área das relações humanas deve ser uma fonte geradora de felicidade.
 
Assim, as entidades que lutam pela cidadania da população LGBT convidam a todas e todos, os candidatos e candidatas a mostrarem publicamente seu comprometimento com esta camada da sociedade que é sedenta de sonhos, dignidade e esperança. 
 
Com base nas propostas que foram levantadas nas duas últimas Conferências Nacionais LGBT, o movimento elencou propostas para respeitar e garantir políticas publicas de acesso e inclusão para a população LGBT brasileira. É fundamental a defesa e a garantia do bem mais valioso de toda a raça humana, a vida.
 
Instituição que assina o Manifesto 
 
ABGLT
Gupo Dignidade
Grupo LAMBDA 
CEPAC
DOM da TERRA 
APPAD 
Trans Grupo Marcela Prado
Aliança Jovem 
UJS LGBT
Espaço Paranaense da Diversidade LGBT
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS