Arquivo

UFC: Campeã diz que não lutaria com oponente transexual

Redação Lado A 25 de Setembro, 2014 14h15m

COMPARTILHAR

TAGS


A campeã da liga feminina do Ultimate Fighter Champion, UFC, Ronda Rousey,27, afirmou esta semana na imprensa que não lutaria com uma lutadora transexual por acreditar que seria uma luta injusta. Ela diz que pesquisou sobre o tema, por haver a possibilidade de enfrentar a lutadora trans Fallon Fox, 38, que no ano passado se assumiu trans. “Eu tentei pesquisar um monte. Eu penso que se você passa a sua puberdade como um “homem” é algo que não pode ser revertido… não há um botão de desfazer”, disse a campeã.

Mas o assunto é controverso, apesar do Comitê Olímpico Internacional permitir desde 2004 a participação de transexuais, o manda chuva do UFC, Dana White, ainda não bateu o martelo. Para ele, há uma vantagem sim para as trans. “A estrutura dos ossos é diferente, as mãos são maiores, a arcada dentária é maior, tudo é maior.”

No Twitter, a lutadora trans que também é lutadora do UFC respondeu: “Eu tenho a desconfiança de que a há poucas mulheres lutadoras de MMA com coragem para lutar com outra mulher habilidosa sem molhar as calças… Eu creio que elas deveriam ter um pouco mais de força mental e falar “Eu vou lutar com uma mulher trans, ou uma mulher lésbica, ou uma mulher negra”. Fallon Fox afirma que especialistas apontam que mulheres trans que sofrem desvantagem por causa do tratamento hormonal que diminuem a força e densidade de seus ossos e discorda do uso do termo “nasceu homem”.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS