Arquivo

Diva: “A Prefeitura não deve tomar partido, exceto na defesa dos direitos humanos” e “apóio toda forma de amor”, diz primeira dama de Curitiba

Redação Lado A 02 de Outubro, 2014 19h55m

COMPARTILHAR

TAGS


Há poucas pessoas no mundo como Marcia Oleskovicz Fruet, atual primeira dama de Curitiba e presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba. De magnetismo imediato, beleza exuberante, quase sempre com pouca maquiagem, inteligente e pensamento para frente. Curitiba é conhecida por criar políticos famosos e primeiras damas exemplares, a história deve se repetir mas o posto de diva curitibana já tem dona. Esta semana Márcia, sem perceber, protagonizou uma atitude histórica. Saiu em defesa de uma prefeitura para todos e criticou a poderosa bancada evangélica por terem se incomodado com a postagem do perfil social da prefeitura de Curitiba que celebrou o amor em todas as formas. Quando a postagem voltou ao ar, ela afirmou: “Eu apóio toda forma de amor”.

Foi a primeira vez que uma primeira dama ou presidente da FAS declarou apoio ao casamento homoafetivo. Bem como as recentes postagens do perfil da prefeitura foram as primeiras manifestações direcionadas à comunidade gay que não fossem da secretaria de saúde ou da secretaria das mulheres. Os LGBTs de Curitiba nunca foram incluídos na comunicação do município, condenados à invisibilidade e à própria sorte.
 

Em seguida, ao receber ataque em sua rede social de uma pessoa que criticou sua manifestação, Marcia afirmou: “não vou discutir com vc. Minha opinião está expressa. A Prefeitura não deve tomar partido, exceto na defesa dos direitos humanos. Governa para todos: pra vc e pra quem pensa diferente de vc. Nem deveria ter entrado nessa. Além disso, a ofensa veio do posicionamento medieval de alguns vereadores”.
 
Formada Jornalismo pela Puc – PR e com pós graduação em Marketing, Márcia trabalhou como repórter e depois na Fiep, antes de assumir como presidenta da FAS e começar um trabalho sensível, que vem dando seus frutos em seu segundo ano e que deve mudar o nome da FAS de Fundação de Ação Social de Curitiba para Fundação de Assistência Social de Curitiba. Religiosa, ela carrega consigo uma medalha de São Francisco no pescoço. Amante dos animais e com energia e espontaneidade, uma primeira dama moderna e que entende a população da cidade, que se coloca no mesmo nível do esposo e das outras pessoas, que fala de coração, dispensando luxos, politicagens e protocolos. 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS