Arquivo

Nova Déli estipula cota de 25% das vagas das escolas públicas para transexuais

Redação Lado A 15 de Outubro, 2014 23h28m

COMPARTILHAR

TAGS


A Índia vem mudando suas políticas para as transgêneros, que no país formam a casta das hijras: travestis, transexuais e eunucos historicamente marginalizados que no ano passado foram reconhecidos como terceiro sexo e tiveram uma bolsa auxílio estipulada pelo governo. Para combater o preconceito histórico, a classe recebe agora do governo de Nova Déli, maior cidade do país, a reserva de 25% das vagas de escolas públicas para elas.
 
A medida visa garantir o direito das crianças e adultos transexuais à Educação, é comum no país os pais respeitarem o nascimento de uma hijra ou transexual, ou hermafrodita, como uma determinção dos deuses segundo a religião hindu. Apesar de aceitar o nascimento, a vida familiar é diferente e as hijras acabam nas ruas.Geralmente as hijras vivem da prostituição por falta de oportunidades mas isso vem mudando nos últimos anos. As hijras são consideradas pessoas com poderes de afastar ou direcionar o mal, por isso são temidas e chegam a ser contratadas para serviços de eventos, para celebrar o bem, e até cobrança, para intimidar os devedores. O país estima existir quase 5 milhões de transgêneros entre seus 1.2 bilhões de habitantes.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS