Arquivo

Vaticano revisa tradução de relatório, muda palavras, e diz que não aceitará estilo de vida de homossexuais

Redação Lado A 16 de Outubro, 2014 22h10m

Na manhã desta quinta feira, um relatório do Círculo Menor, colegiado de bispos do encontro que age como diretoria, explicou algumas das ideias discutidas no Sínodo, que será encerrado neste final de semana, e destacou que as notas divulgadas até o momento não são oficiais. O relatório final será publicado depois de revisado pelo Círculo Menor e com o consentimento do Santo Papa.

Quanto às declarações de um relatório publicado esta semana, o novo documento afirma que: “E ainda, foi enfatizado que, apesar da impossibilidade de equiparação do matrimônio entre homem e mulher com as uniões homossexuais, pessoas com esta orientação devem receber acompanhamento pastoral e ter suas dignidades protegidas, sem que isso, todavia, implique em uma forma de aprovação, por parte da Igreja, de sua orientação e estilo de vida”. O texto ainda fala de poligamia e outros temas abordados anteriormente.

A tradução para o inglês da mensagem anterior também foi alterada, mas o conteúdo da original em italiano continua igual. Algumas palavras como “parceiros” virou “estas pessoas”, “Acolhimento ou boas vindas” foi retraduzido como “oferecendo”. Nos bastidores do Sínodo, a tradução foi acusada pelos conservadores de dar esperança de mudanças nos dogmas da igreja, mas o conteúdo em italiano, qual usamos para nossa tradução, continua lá.

No sábado, o Sínodo deve divulgar uma mensagem final, oficial, mas não a definitiva.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS