Arquivo

Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul em cartaz na Cinemateca de Curitiba

Redação Lado A 15 de Novembro, 2014 17h46m

A cinemateca de Curitiba recebe até a próxima quarta-feira (19), a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul que tem 41 filmes. O evento iniciado nesta sexta-feira traz a temática dos Direitos Humanos sob diversas óticas. A população LGBT e enfrentamento da homofobia estão entre os temas de destaque como temos ainda população indígena, carcerária, pessoas com deficiência, entre outros assuntos. A iniciativa tem como objetivo ajudar a difundir ainda mais obras que problematizam e abordam a questão dos Direitos Humanos de diversas formas.

A mostra anual itinerante percorre este ano 26 capitais e o Distrito Federal com Mostra Competitiva na qual os filmes disputam o voto popular, Mostra Memória e Verdade – que retrata o período da última ditadura brasileira, Mostra Homenagem Lúcia Murat, também sobre o período vivido no país depois do golpe militar de 64, e Sessão Inventar com a Diferença com produções feitas em escolas públicas brasileiras, com produções vindas de países do hemisfério Sul. Este ano Egito e Jordânia foram convidados a participarem do evento.

As sessões são todas gratuitas e a mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Destaques para os filmes de temática gay: Jessy (dia 16 às 16h) e Hoje eu quero voltar sozinho (dia 18 às 14h), que representa o Brasil na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A chamada para participar da próxima edição foi prorrogada até 25 de novembro! A mostra desembarca em seguida em Porto Alegre, a partir de 02 de Dezembro, na Usina do Gasômetro.

Confira a programação de Curitiba completa aqui.

Veja a programação de Porto Alegre aqui.
 
 
Confira as sinopses:

JESSY, PAULA LICE, RODRIGO LUNA E RONEI JORGE (BRASIL, 2013, 15′)
Jessy é a versão curta do documentário Jéssica Cristopherry, e assim se chamavam todas as personagens da infância de Paula Lice. Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio das para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista. O filme de estreia da Buh!fu Filmes, parceria entre os artistas Rodrigo Luna, Ronei Jorge e Paula Lice, documenta a construção de Jéssica e homenageia carinhosamente a cena transformista soteropolitana.

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO, DANIEL RIBEIRO (BRASIL, 2014, 95′)
Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS