Arquivo

Homofobia do tráfico

Redação Lado A 22 de Dezembro, 2014 20h29m

COMPARTILHAR

TAGS


Luiz Moura, o Guinha, ex travesti e líder comunitário do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, idealizador da Parada Gay do Morro do Alemão, morto na semana passada, foi vítima da homofobia do tráfico aponta o coordenador do programa Rio sem Homofobia, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.

O órgão aponta que foram feitas denúncias que apontam que traficantes locais e religiosos descontentes com o evento que reuniu 2 mil pessoas no mês de setembro na comunidade podem estar por trás da morte do militante. “Já recebemos denúncias de que a razão do crime está relacionada à homofobia, estimulada pela intolerância de religiosos radicais. Alguns criminosos e religiosos fundamentalistas não concordavam com a realização da Parada Gay, que Guinha realizava mesmo sem a ‘pseudo-autorização’ que esses setores queriam impor ao movimento LGBT. Ele era um militante dos direitos humanos e participava das ações de cidadania promovidas pela UPP local, o que pode ter contribuído para aumentar a irritação do tráfico. Já encaminhamos essas denúncias para a secretaria estadual de Segurança, para o governador e para as chefias das polícias, para auxiliar nas investigações”, afirmou Nascimento para o jornal O Globo.

Guinha foi personagem do documentário “Favela Gay” do cineasta Rodrigo Felha, com produção de Cacá Diegues.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS