Arquivo

Brasil: Juiz de paz chama noivo gay de esposa durante celebração de casamento

Redação Lado A 01 de Dezembro, 2014 19h01m

Em Outubro, no Cartório de Registro Civil da cidade de Cabo Frio, no Litoral fluminense, os empresários Antony Fernandes Araujo e Marco Aurélio Belleza Carvalhido tiveram que ouvir as críticas de um juiz de paz ao oficializarem sua união de mais de 5 anos. Ao casal, o juiz de paz fez questão de lembrar que a união poderia ser questionada futuramente e até anulada, e se negou a referir aos noivos como esposos, chamando a um deles de esposa na hora do “sim”.

Segundo declarou o casal para a imprensa, eles foram chamados antes da cerimônia pelo juiz de paz e sua auxiliar e alertados de que futuramente a união ser contestada porque a Lei que trata sobre união civil entre pessoas do mesmo sexo não era definitiva. O ‘juiz’ então afirmou que o casamento seguiria os padrões ‘normais’ de conduta e que se referiria aos noivos como marido e mulher. E foi o que aconteceu para o constrangimento do casal. “Sr. Antony Fernandes Araujo, você aceita como legítima esposa o Sr. Marco Aurélio Belleza Carvalhido?”, disse o juiz de paz a todos os presentes.

“Nada poderia ter sido mais constrangedor e preconceituoso”, afirmaram os noivos para a imprensa local que apelidou o juiz como “um juiz nada de paz”. O casal enfim se casou e o dia que era para ficar para sempre em suas memórias será marcado pela homofobia institucionalizada de uma pessoa insensível e debochada.

Para a Lado A, o casal, que acabou se mudando da cidade, irá contestar o comportamento recebido no cartório na Justiça e confirmou todos os fatos narrados acima.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS