Arquivo

Comissão da OAB Paraná se manifesta em caso de rapaz agredido em ônibus da capital e cobra respostas

Redação Lado A 15 de Dezembro, 2014 17h32m

COMPARTILHAR

TAGS


Nesta segunda-feira, 15, a Comissão de Igualdade Racial e Gênero da OAB Paraná lançou uma nota de repúdio contra a agressão sofrida por Cláudio H. Eising, vitima de homofobia, quando voltava do trabalho na última sexta-feira. Xingado, atacado por  dois homens armados com uma faca, ele foi apenas mais uma vítima da homofobia na capital paranaense.

Para a entidade, “O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado de direito. Por isso não é aceitável ataques homofóbicos por quem quer seja”.

Confira a nota:
 

Comissão de Igualdade Racial repudia agressões contra jovem homossexual
 
A Comissão de Igualdade Racial e Gênero da OAB Paraná repudia veementemente a agressão física e moral sofrida pelo jovem homossexual Cláudio H. Eising, 22 anos,  cabeleireiro,  que foi agredido na noite de sexta  feria (12)  em um ônibus em Curitiba por dois homens. Ataques homofóbicos como este vêm se repetindo sistematicamente em nossa cidade, não é aceitável que em pleno século XXI pessoas ainda estejam imbuídas de sentimentos de ódio e preconceito contra seus semelhantes. O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado de direito. Por isso não é aceitável ataques homofóbicos por quem quer seja. As pessoas têm o direito de fazer suas escolhas sexuais, isso não as torna menor que qualquer outro ser humano.  
 
Tudo isso se dá em razão de um discurso que nega ou ameniza a presença do preconceito e da discriminação racial no país. Não é difícil ver manifestações de racismo e homofobia no dia-a-dia da vida social brasileira. Das autoridades de nosso estado, espera-se uma resposta rápida ao episódio, para que fatos como esse não se repitam, como vêm se repetindo em nossa cidade. O que é lamentável.
 
Comissão de Igualdade Racial e Gênero da OAB/PR
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS