Arquivo

Curitiba tem sua Parada da Diversidade neste Domingo, no Centro Cívico

Redação Lado A 10 de Dezembro, 2014 16h22m

COMPARTILHAR

TAGS


Chegou a vez de Curitiba celebrar a diversidade! A XVII Parada da Diversidade de Curitiba será realizada neste domingo, dia 14,  a partir do meio dia, com concentração na Praça Dezenove de Dezembro, mais conhecida como a Praça do Homem Nu, no Centro Cívico. Por volta das 15h, o evento segue em marcha até a praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçú onde haverá apresentações artísticas. 
 
Este ano, segundo a organização, três caminhões participarão do evento: o oficial da Parada que puxará a marcha e servirá de palco e outros dois de grupos sindicais que sempre apoiam o evento: Cut e APP. A parada tem como tema este ano os 10 anos da APPAD – Associação Paranaense da Parada da Diversidade e a luta contra o machismo e todos os tipos de bias relativas a comunidade LGBT: “APPAD 10 anos com você por um Paraná sem homofobia, lesbofobia,  transfobia, machismo e racismo”. 
 
Apesar da previsão de chuva para os próximos dias em Curitiba, as previsões apontam para um Domingo de sol quente. Oe vento irá reunir milhares de pessoas em um protesto animado contra o preconceito e a discriminação que ainda vitimam LGBTs no Brasil, a ponto acontecer por aqui um a cada dois assassinatos de homossexual no mundo, em razão de sua orientação sexual . O país registra números de crimes contra a comunidade LGBT que indicam que a cada 28h um homossexual é morto no país por conta da homofobia.
 
Politicamente, não há direitos garantidos nas leis brasileiras, que não citam o homossexual ou orientação sexual em seus textos, por conta de um congresso conservador e religioso, que embate os direitos da comunidade LGBT no país por meios de suas bancadas em todas as unidades da federação e renegam os dados da homofobia. O poder público por sua vez faz vista grossa e negocia por troca de apoio dos conservadores a seus projetos a questão LGBT. Os governos atuam traçando programas e metas voltadas a comunidade, mas efetivamente avançando pouco ou insatisfatoriamente para garantir a cidadania da comunidade LGBT. Poucas boas nótícias vem do Judiciário, que aprovou a união entre pessoas do mesmo sexo todavia é lento e oneroso para resolver questões pontuais da população em geral e também da comunidade LGBT.
A data do vento foi remarcada este ano por duas vezes, assim como no ano passado, por burocracias para conseguir apoio a logítica ao evento que envolve a prefeitura e diversos orgãos para ser realizada.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS