Arquivo

Seis casais LGBTs participaram de mega casamento coletivo de Curitiba, conheça Ton e Amer

Redação Lado A 17 de Dezembro, 2014 18h07m

COMPARTILHAR

TAGS


Quando foram se inscrever em outubro para um casamento coletivo promovido pelo projeto Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), em Curitiba, o casal Washington Carvalho, 27, e Amerson Carvalho, 20, foram alertados no Senac de que a inscrição seria confirmada posteriormente. Isso porque uma vereadora (Carla Pimentel) estava tentando excluir os casais do mesmo sexo da cerimônia. Dois dias depois receberam a confirmação de que no dia 7 de dezembro poderiam participar do evento na Arena da Baixada, estádio do time Atlético Paranaense.

Eles convidaram apenas padrinhos e alguns amigos e apesar da preocupação de haver qualquer tipo de tratamento diferenciado, o casamento, ao lado de outros 800 casais, foi lindo. Entre os noivos e noivas daquele dia histórico, se casaram outros cinco casais de pessoas do mesmo sexo, dois outros casais gay, dois casais de lésbicas que se tornaram amigas (Helen e Renata – Shirley e Regina), e outro casal de lésbicas.

Para evitar constrangimento, o cartório deles, o do Cajuru, misturou os pares, sem lado específico para a noiva e para o noivo, ao entrarem em fila no estádio. A mestra da cerimônia, juíza de paz, e o padre que abençoou os casais também trataram a todos de forma igual. Chegou a ser dito que os casais do mesmo sexo entrariam depois, mas nada disso aconteceu.

O psicólogo Ton contou à revista Lado A que o momento ocorreu como planejado, que percebeu que não houve qualquer tipo de preconceito por parte dos outros noivos ou da organização. Ele e seu marido, Amer, consultor de beleza, fizeram um jantar depois da cerimônia com os amigos. Deram até entrevista para a imprensa. “Estamos fazendo o que queríamos há bastante tempo. Poder oficializar nosso amor, sem nenhum tipo de preconceito e com o apoio da família, é algo único em nossa vida”, disse Ton para a Gazeta do Povo.

As custas do casamento, cerca de R$500, foram pagas pelo Estado, bem como toda a cerimônia realizada em parceira com o Senac que ainda ofereceu salão de beleza. Ton e Amer estavam juntos há pouco mais de um ano e eles já planejavam oficializar a união e viram uma oportunidade quando ficaram sabendo do casamento coletivo. Depois de uma postagem da Prefeitura de Curitiba no Facebook com bonequinhos de casais do mesmo sexo, houve uma polêmica na Câmara por conta da vereadora evangélica acima citada. A postagem chegou a ser excluída e retornou com um pedido de desculpas depois que internautas protestaram. A Lado A acompanhou toda a polêmica e fica muito feliz pois o amor prevaleceu.

Confira um vídeo postado pela Hellen dos momentos dos três casais que ficaram amigos:


 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS