Arquivo

Irlanda: Prestes a regulamentar o casamento gay, ministro e padre saem do armário em apoio à causa

Redação Lado A 19 de Janeiro, 2015 15h48m

COMPARTILHAR

TAGS


Em maio, a Irlanda devera decidir por meio de um referendo se autoriza ou não o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. Neste domingo, o ministro da Saúde do país Leo Varadkar (à esq.), 36 anos, declarou-se gay, e apoiou o casamento gay publicamente, sendo o primeiro ministro do país a assumir-se homossexual. A declaração foi feita em entrevista para o canal RTE, junto com sua declaração de apoio ao casamento gay. “Sou homossexual e isso não é um segredo, mas não é uma coisa que todos saibam e não é um assunto sobre o qual eu tenha falado publicamente”, declarou o ministro que fez ainda uma ressalva: “Espero que as pessoas saibam que eu tomava todas as minhas decisões em função do que eu acredito ser o interesse público”, declarou.

Mas foi a declaração de um padre católico após uma missa na semana passada que chamou a atenção de todos. O padre Martin Dolan, da igreja de São Nicolau de Mira, em Dublin, onde trabalha há 15 anos, declarou-se a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e em seguida disse: “E eu também sou gay”. O religioso foi ovacionado de pé pela sua comunidade e o assunto virou manchetes dos principais jornais do país. O padre não comentou o ocorrido e nem o Vaticano, mas os fiéis apoiaram a decisão do paroco.

A Igreja Católica irlandesa já havia se manifestado contra a aprovação do casamento gay que, apesar da contrariedade dos conservadores, deve ser aprovada no país com mais de 70% de votos favoráveis.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS