Arquivo

GHB e as drogas que estão matando os gays nas baladas

Redação Lado A 20 de Fevereiro, 2015 16h09m

COMPARTILHAR

TAGS


GHB (Ácido Gama Hidroxibutírico), mais conhecido como Gi, GBL (Ácido Gama Butil-lactona) e 1,4-BD (1,4-butanediol) são drogas que surgiram em festas nos anos 90 e ganharam força na comunidade gay por causar desinibição e aumentar o desejo sexual. Chamado de “ectasy líquido”, o GHB é uma droga sintética que era usada como anestésico e sedativo e teve seu uso abolido por conta dos efeitos colaterais, hoje presente apenas em suplementos de atletas e outros produtos em baixo teor. Por causa de seu uso controlado, o GBL e o 1,4 BD são vendidos como GHB mas na verdade são solventes industriais que se convertem em GHB no corpo.
 
Não há doses seguras com estas substâncias. Transparentes, sem cheiro e com um leve gosto salgado, o GHB tem sabor menos perceptível que os dois outros compostos que tem um contato ácido com a mucosa da boca. O efeito da droga começa de 10 minutos a uma hora depois de tomada a primeira dose e pode durar mais de 6 horas. Em pouca quantidade pode dar a sensação de calma e paz, apelidada de sensação de câmera lenta, e por conta da elevação da dopamina cria a ilusão de uma sensação de felicidade. Em doses maiores, líquido ou em pó, o GHB causa desorientação e sono (na verdade sinal de reação do corpo à grave intoxicação). Ele também desidrata o corpo e todo tecido com que tem contato pois é um ácido forte.
 
Em razão de cada organismo reagir e processar as substâncias de forma diferente, não há dose segura. Desmaio, náusea e espasmos musculares são frequentes entre os usuários e sinal de exagero no uso da substância que pode causar ainda convulsões, perda de consciência, coma e parada respiratória. O mais comum é a pessoa tomar mais de uma dose antes da anterior fazer efeito, causando uma superdosagem. Diluída em água, a dosagem fica ainda mais difícil de ser avaliada e as pessoas bebem a água (dos outros) durante a balada acreditando que não terão uma overdose.

Outro fator de perigo é a tolerância à droga que vai crescendo conforme o reuso e a pessoa acredita que precisa tomar mais para atingir o mesmo “barato” experimentado. Apesar da baixa taxa de dependência, há casos relatados de pessoas que passam por crises de abstinência por falta das substâncias. O uso da droga também está associado ao Boa Noite Cinderela e estupros, em razão da vítima ficar em estado vulnerável e causar perda da memória.
 

Assim como o anestésico Ketamina, também usado como droga “recreativa”, O GHB é um depressor do sistema nervoso central, que interage mal com bebidas alcoólicas, drogas estimulantes ou medicamentos, e pode causar morte súbita facilmente. 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS