Arquivo

PE: Casal de turistas gays diz que foi homofobia por causa de beijo, PM diz que cometeram atentado ao pudor

Redação Lado A 12 de Fevereiro, 2015 23h21m

COMPARTILHAR

TAGS


O baiano Magno da Costa Paim, de 21 anos, e o paraense Hector Zapata, 22, casal gay que foi passar este Carnaval em Pernambuco, denunciou no Twitter que haviam sido vítimas de preconceito depois que trocaram um beijo na rua e que os PMs os abordaram e disseram que Pernambuco não era a Bahia e dar um tapa na cara de Magno, segundo ele por trocar beijos com seu namorado. Já a PM de Pernambuco, segundo nota oficial, afirma que os rapazes e um terceiro homem estavam fazendo pegação em via pública e por isso foram abordados em frente ao Mercado da Ribeira, em Olinda, na última quarta-feira. O caso ainda está sendo apurado.

Segundo Magno, eles foram abordados e depois de mostrar os documentos, os policiais se afastaram mas voltaram com truculência depois que eles trocaram um beijo em público. “Não satisfeitos, eles, depois de cinco minutos, voltaram e falaram que aqui não era a Bahia, que era Pernambuco e me deram um tapa na cara. Se eu quisesse continuar beijando um homem, se eu quisesse tirar a roupa, eu tinha que ir para o motel, que aqui era Pernambuco”, afirmou o rapaz que pediu a identificação do policial e foi detido por desacato. Uma amiga do casal testemunhou tudo e corrobora a versão do casal gay. Uma pessoa que fotografou a detenção com o celular também foi detida por “desacato”.

A Polícia Militar porém sustenta a versão que os turistas estavam praticando atos libidinosos, porém, segundo nota oficial da PM, não por causa de beijos mas por colocarem seus órgãos genitais para fora da calça, bem como o terceiro homem detido. 

Esperamos que o caso seja elucidado e que se for mais um caso de homofobia policial (o que já se configuraria com a agressão por si só, que os profissionais sejam punidos exemplarmente. Uma pena que um estado como Pernambuco que sempre se divulga um local seguro para os homossexuais seja cena de uma arbitrariedade destas. A nota afirmando que os rapazes cometiam crime e a divulgação de seus nomes em í já demonstra a falta de preparação dos policiais de Pernambuco envolvidos no caso.

 

Confira a nota da PM:
 
A Assessoria  de Comunicação Social esclarece que, a ocorrência realizada ontem (11), por PMs da CIPMoto, quando de serviço próximo ao Mercado da Ribeira, em Olinda, que envolveu três homens, conforme descrições informadas e foi devidamente registrada na delegacia de Polícia Civil, onde os policiais militares apresentaram os motivos da condução à DPC de Hector Júnior Zapata Paixão, Magno da Costa Pain e Marco Túlio do Carmo Maria.
Conforme descrição da ocorrência, Hector e Magno, encontravam-se juntos, manuseando e expondo os órgãos genitais em via pública. O terceiro envolvido, diante da intervenção dos policiais, afrontou o policiamento e proferiu contra eles, palavras de calão, além de ter tentado agredi-los.
 
A Assessoria esclarece ainda que, a PMPE, através da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), adota no âmbito das unidades da Corporação políticas de atendimento aos grupos vulneráveis, reafirmando o compromisso da instituição com os Direitos Humanos e dignidade da pessoa humana.
 
Ainda assim, o Comando da Corporação já determinou o encaminhamento da denúncia a DASDH, que avaliará as circunstâncias da ação policial.
 
MARINEZ FERREIRA DA SILVA – TEN CEL PM
Assessora de Comunicação Social da PMPE

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS