Arquivo

Pesquisa com células tronco aponta possibilidade de produzir embrião a partir de células de homens

Redação Lado A 27 de Março, 2015 22h45m

COMPARTILHAR

TAGS


Em dois anos seria possível criar um embrião de dois pais, sugere a pesquisadora Jacob Hanna que ao lado do famoso cientista médico Azim Surani realiza um importante projeto de genética humana em parceria entre a Universidade de Cambridge e o Israel´s Weizmann Institute of Science. A pesquisa inédita afirma que é possível criar qualquer outro tecido a partir de células tronco criadas em laboratório vindas do material genético de uma célula da pele, por meio da técnica de transferência mitocondrial.

No caso da criação de gametas, homossexuais e pessoas não férteis poderiam teriam a possibilidade de ter um filho com sua herança genética sem depender de doadores. O médico, que participou do nascimento da primeira criança fecundada em proveta do mundo, Louise Brown, em 1978, afirma que a descoberta da criação destas células abre a possibilidade de se reestabelecer tecidos sem os erros de duplicação celular que acontecem depois que as células envelhecem. O uso da técnica seria infinito para a medicina.

Por questões éticas a pesquisa de fecundação destas células embrionárias vindas de gametas produzidos em laboratório nunca foi realizada em humanos mas a pesquisa em ratos já demonstrou que é possível gerar um ser a partir da descoberta.  A discussão ética do uso do DNA mitocondrial para pesquisas está em alta em todo o mundo e pode definir se a pesquisa avança ou limita suas descobertas.
 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS