Arquivo

Parada Gay de Maringá 2015 tem tema inspirado em papa Francisco: “Quem sou eu para julgar?”

Redação Lado A 14 de Abril, 2015 14h57m

COMPARTILHAR

TAGS


Em maio, a AMLGBT (Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) realiza a IV Semana Maringaense de Combate à Homofobia. No dia 17 de maio será realizada a quarta marcha LGBT da cidade, que este ano ganhou seu tema inspirado na declaração do pontífice católico ao comentar sobre a homossexualidade: “Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, para julgá-la? O catecismo da Igreja católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados, mas integrados à sociedade”, disse o papa Francisco em junho de 2013.

“O tema é uma alusão ao aceno simpático à luta contra a LGBTfobia feito pelo Papa Francisco, que vai ao encontro de declarações de apoio feitas por líderes religiosos, artistas, intelectuais e políticos de todo o mundo”, explicou Marcelo Souza, presidente da AMLGBT. A escolha do tema busca promover uma reflexão sobre a mutilação do caráter humano promovido pelos agentes da LGBTfobia. “Quem sou eu para julgar? É uma pergunta que serve de reflexão em diversas circunstâncias. Serve para o pai que espanca e expulsa o filho de casa por sua orientação, para os fundamentalistas de plantão no Congresso Nacional, que tem intensificado a cruzada contra LGBT, para a Prefeitura de Maringá, que insiste em manter engavetado o Projeto Escola Sem Homofobia, aprovado pela Câmara Municipal em 2010, para os que ridicularizam as travestis nas ruas de nossas cidades ou insistem em não reconhecer seu nome social, aos que perpetuam o preconceito no púlpitos de igrejas e às relações do cotidiano, onde a LGBTfobia demonstra sua face mais sutil, que são nas piadinhas, no tratamento com reservas, na exclusão”, explica Souza.

A IV Parada LGBT acontece no dia 17 de maio, a partir das 14 horas, com concentração no Centro de Convivência Renato Celidônio, ao lado da Prefeitura. Os temas anteriores das paradas de Maringá foram: 2012 – Eu Quero Minha Cidade Livre da Homofobia; 2013 – Estado Laico e os Direitos Humanos; E 2014 – Por Uma Maringá Mais Colorida e Sem Transfobia. 

 
Confira a programação completa:
 
A semana acontecerá todos os dias no auditório do Sinteemar, sito à Rua Professor Itamar Orlando Soares, 357, Jardim Universitário.
Início às 19h30.
 
11/05 – segunda-feira: Visibilidade Trans e Travestis
 
12/05 – terça-feira: Lesbofobia – Uma abordagem feminista
 
13/05 – quarta-feira: Reforma Política – o que homossexuais tem a ver com isso?
 
14/05 – quinta-feira: Escola sem homofobia
 
15/05 – Pais, mães e familiares de LGBT construindo um mundo melhor
 
16/05 – Panfletagem e hasteamento da bandeira LGBT no centro da cidade
 
17/05-  (14h na Praça da Prefeitura) 
IV Parada LGBT de Maringá

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS