Arquivo

Encontrão Afeminado convida todos a dar pinta em flashmob por todo o país

Redação Lado A 13 de Maio, 2015 03h00m

Bota a cara no sol mona! Uma mobilização iniciada na internet pela página no Facebook “Sou/Curto Afeminado” irá marcar a Semana Internacional Contra a Homofobia em diversas capitais do país. O evento tem como proposta ocupar pontos importantes de grandes cidades e mostrar que há sim gays de diferentes tipos e que estes devem ter seu espaço na sociedade respeitados. Em São Paulo o evento será no Vão do Masp, no próximo sábado, dia 16,  às 16h e terá oficinas de stencil, roda de conversa e ainda passarela afeminada no melhor estilo Vogue, anos 60.

“Além de ser feminino ou masculino, estamos aqui para sermos quem quisermos ser. Afeminado é só um título, uma forma rápida de se comunicar ao universo como todo. Somos livres, somos a soma de nossas identidades, possuímos o gênero que quisermos ter. Somos humanos acima de tudo, feitos de amor e com a força de um tigre”, diz a página do evento original que ganhou versões em todas as regiões do país.

No Sul, Curitiba foi a única capital a ter grupo que se manifestou e marcou o seu encontro. O encontro marcado pelo performer e ator Gustavo Bittencourt (Dalvinha Brandão) e pelo grupo “Levante das Pintosas”, será no próximo domingo, dia 17. O encontro começa na Boca Maldita, na Praça Osório, às 19h e segue pelo Centro da cidade e Cruz Machado, passando por frente de redutos considerados machistas da capital paranaense.

“Bichas, sapatões, afeminados, caminhoneiras, transhomens, transmulheres, transtudos, transnadas, drags e cdzinhas. Todo mundo que quer dar pinta, venha sem medo”, convida o evento curitibano. “Venham com charme e exuberância”, diz a página do evento no Facebook que sugere ainda que os participantes levem instrumentos musicais, comidas e bebidas para compartilhar e ainda panos e toalhas pois pretendem encenar um piquenique.
 

Urberândia, São Luís, Teresina, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Sorocaba, Rio de Janeiro, Maceió e Salvador já confirmaram a realização de seis eventos.

O dia Internacional Contra a Homofobia é comemorado em 17 de Maio e marca a data, em 1990, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do rol de enfermidades mentais, com a publicação do CID 10, Código Internacional de Doenças, um marco para o movimento pelos direitos de gays e lésbicas em todo o mundo. 

Para saber mais do evento em Curitiba, clique aqui.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS