Arquivo

Irlanda: Plebiscito desta sexta-feira deve autorizar casamento gay depois de mobilizar o país

Redação Lado A 20 de Maio, 2015 17h55m

Com grande aprovação entre a população, a Irlanda deverá reconhecer em breve o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O país organizou depois de muito debate em seu Parlamento uma consulta pública que será realizada nesta sexta-feira. Pesquisas de boca de urna indicam que o SIM será aprovado com mais de 70% de votos.

Os jovens do país abraçaram a mudança e se mobilizaram pela autorização do casamento gay. Estudantes da Trinity College, de Dublin, criaram uma campanha onde as pessoas deveriam ligar para seus avós e explicar a importância do SIM, depois que perceberam que a maior rejeição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo partia dos mais idosos, por falta de informação.

O assunto vem mobilizado também a classe artística que mostrando apoio ao casamento igualitário, com participação de ícones como Collin Farrel pedindo que seus compatriotas votem no sim. O ator, que tem um irmão gay, narrou o que passou em casa em carta para um jornal irlandês: “Meu irmão era diferente aos 12 anos. Lembro de me sentir surpreso. Intrigado. Curioso. Fiquei curioso porque ele era diferente de tudo que eu tinha conhecido ou ouvido falar e ainda não parecia natural para mim. Eu não tinha referência para a existência da homossexualidade. Eu já tinha visto, por que nessa idade, há casais gays juntos. Eu só sabia que meu irmão gostava de homens e, repito, não parecia natural para mim… Meu irmão Eamon não escolheu ser gay. Sim, ele escolheu usar delineador para ir à escola, o que provavelmente não era a resposta mais pragmática para a tortura diária que experimentou nas mãos dos valentões do colégio. Mas ele sempre foi orgulhoso de quem era. Orgulhoso e desafiador e, é claro, provocador. Mesmo quando os outros estavam expulsando-o com os punhos e rindo com o puro escárnio repugnante, ele manteve uma integridade e dignidade que voou na cara da crueldade que se abateu sobre ele”, declarou ele em novembro passado.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS