Arquivo

20% dos óbitos de pacientes com Aids foram em pessoas não diagnosticadas precocemente

Redação Lado A 29 de Junho, 2015 16h33m

COMPARTILHAR

TAGS


Saber a sua sorologia para o HIV é importante para começar um possível tratamento antes do desenvolvimento da Aids, síndrome que se desenvolve com a baixa do sistema imunológico e permite que doenças se manifestem e levem o portador à óbito. Um dado que reforça a seriedade desta constatação foi afirmado no último dia mundial de combate a Aids pela diretora do Programa de Aids das Nações Unidas (Unaids) no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, que anunciou que 20% dos diagnósticos de Curitiba, uma das cidades mais avançadas em termos de testagem para o HIV, são feitos quando o paciente está em fase terminal. Hoje, ter o HIV não é considerado portar uma doença, mas possuir um vírus que requer um cuidado com a saúde, para que não desenvolva a queda da imunidade. É possível conviver com o vírus e ter uma vida normal.

A Lado A conversou com o coordenador do programa de DSTs, Aids e hepatites virais da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Francisco Carlos dos Santos, o Chico, que confirmou os dados em todo o Estado. Segundo ele, é importante a descentralização do teste rápido, que será feito em breve, para que o diagnóstico seja mais acessível a toda a população de forma rápida. Ele explicou que dos novos casos, de 10 a 20% das cidades paranaenses são descobertos quando a pessoa está internada e vem a óbito, exatamente por não saber que tem o hiv e não ter feito o tratamento de forma adequada. São pessoas que não veem necessidade em fazerem o teste, e não há um perfil definido para essa população que não busca conhecer sua sorologia e acabam espalhando o vírus.

“Muitas pessoas morrem sem sequer saber que têm o vírus. Elas têm medo de fazer o teste, de perder a família, os amigos, o emprego… E acabam chegando muito tarde ao tratamento”, alerta a diretora da Unaids. 

Em Curitiba, qualquer unidade básica de saúde conta com os testes rápidos para o HIV, que é feito com uma gota de sangue do dedo. Ainda, o projeto Agora é a Hora dispõe de testes rápidos a partir do fluido oral que podem ser feitos em casa, em sigilo total, além de testes feitos em trailers do projeto, voltado para homens que fazem sexo com homens. Peça o seu teste no site do projeto que você acessa por um dos banners existentes em nosso site.

O mais importante é não abrir mão da camisinha e se testar a cada seis meses se você deixou de usar o preservativo em suas relações sexuais. Se você nunca fez o teste ou não se testou nos últimos seis meses, faça o teste!

Onde fazer o teste sem necessidade de agendamento em Curitiba:

COA: Centro de Orientação e Aconselhamento PEP,Teste Rápido R. do Rosário, 144 – Centro
 
Grupo Dignidade Teste Rápido Av. Mal. Floriano Peixoto, 366 CJ 4 – Centro, 
Trailer do Projeto Agora é a Hora na Praça Osório, sextas e sábados, das 8 às 21h.

Baixe o App para celulares do Agora é a Hora e recebe seu teste em casa, disponível para Android e iOS. 

 
Para saber mais: http://ahoraeagora.org

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS