Arquivo

EUA: Suprema Corte rejeita proibição ao casamento gay e o legaliza em todo o país

Redação Lado A 26 de Junho, 2015 18h47m

Na tarde desta sexta-feira, dois dias antes da comemoração do Dia Mundial do Orgulho LGBT, a Suprema Corte dos EUA decidiu que nenhuma lei estadual pode excluir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, tornando legal o casamento gay em todo o país. “O amor venceu”, escreveu o presidente Barack Obama em seu Twitter depois de saber da decisão que foi comemorada em Washington e por todo o país. Para Obama, foi uma vitória para a América e a liberdade que ela representa.

Treze dos cinquenta estados do país ainda possuíam leis que definiam o casamento como uma instituição entre homem e mulher. Para o tribunal, que foi questionado por diversas ações de apelação estaduais, o casamento embora sempre tenha sido uma instituição importante na sociedade desde os tempos antigos, na forma de homem e mulher, ele não está alheio às evoluções no Direito e na sociedade. Excluir os casais gays aos benefícios do casamento é discriminatório, decidiu o tribunal por cinco votos contra quatro.

Ainda cabe questionamento da decisão e depois de três semanas o casamento gay será válido em todo o país. O caso em questão foi um recurso federal movido contra a lei do casamento de Ohio, Kentucky, Michigan e Tennessee, em que além de não se permitir o casamento do mesmo sexo, se negavam a reconhecer as uniões realizadas em outros estados.
 

“O casamento encarna um amor que pode perdurar até mesmo após a morte. Estaria equivocado dizer que estes homens e mulheres desrespeitam a ideia de casamento… Eles pedem direitos iguais aos olhos da lei. A Constituição lhes concede este direito”, afirmou a decisão, segundo matéria da AFP.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS