Arquivo

Filme “Nova Dubai” aborda sexoterrorismo gay e a especulação imobiliária

Redação Lado A 19 de Junho, 2015 14h08m

COMPARTILHAR

TAGS


Entre os dias 10 a 18 de junho, a capital paranaense sediou o 4º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O curta Nova Dubai, do diretor Gustavo Vinagre venceu o prêmio Novos Olhares. Realizado a partir de financiamento online, “Nova Dubai” contra a história de Pedro e Bruno, dois amigos de infância, se reencontram no bairro onde cresceram e descobrem que a vizinhança, antes residencial, está virando um aglomerado comercial. Grande prédios de concreto destroem a bucólica paisagem ali existente. Destroem a inocência e constrõem monstros tão horríveis quanto a especulação imobiliária, no processo de progresso, o sexo também se torna algo mecânico, urbano, político. Com meta linguagem de documentário, com depoimentos reais, o filme conta como os dois amigos protestam invadindo a obras e fazendo sexo nas instalações que destroem as memorias de suas infâncias.

O filme reflete a experiência de vida do diretor, que depois de voltar de Cuba onde estudou Cinema, encontrou a paisagem de sua vizinhança, onde antes brincava, modificado pelas grandes obras. “Nova Dubai é um filme muito próximo a mim e a minha realidade. Como morador do bairro Jardim Alvorada em São José dos Campos, depois de 4 anos vivendo fora do país, ao regressar me deparei com uma paisagem completamente distinta a da minha adolescência. O bairro simples começou a ser cercado por enormes edifícios residenciais e comerciais, a ser invadido por essa suposta modernidade vinda do bairro vizinho, o Aquarius. Ao reencontrar meus amigos de São José, o sentimento de perda de algo era nítido entre todos. A cidade em que crescemos era uma, e a de agora é outra. E cada um tenta lidar com a mudança a sua maneira, alguns fazendo parte dela, outros a negando”, revelou o diretor.
 

Nova Dubai já foi apresentado em diversas mostras internacionais e consegue colocar a forma de protesto e a reivindicação de espaços de forma bem interessante, com linguagem e propostas próprias e muito intensas.

 

Curta um trecho do curta:

 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS