Arquivo

Parlamento de Portugal institui Dia Nacional Contra a HomoTransFobia

Redação Lado A 27 de Junho, 2015 16h51m

COMPARTILHAR

TAGS


O dia 17 de Maio foi denominado em Portugal, por votação unânime no Parlamento do país nesta sexta-feira, dia 26,, como Dia Nacional Contra a Homofobia e Transfobia. A data marca a votação na Organização Mundial da Saúde, em 1990, que retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças, abrindo caminho para a cidadania homossexual em todo o mundo e dando fim a internações e tratamentos psíquicos, castrações químicas e eletrochoques.

O projeto do Partido Socialista foi proposto pelos deputados Pedro Delgado Alves, Isabel Moreira, Elza Pais, João Galamba, Pedro Nuno Santos e Catarina Marcelino outro projeto similar que nomeava gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais foi rejeitado no mesmo dia. Em 2007 o pedido havia sido arquivado pelo relator Nuno da Câmara Pereira sustentar e ter o apoio dos demais de que a criação do dia criaria um preconceito.
 

Em 2010 o país reconheceu o casamento gay mas ainda não dá o direito de adoção aos casais do mesmo sexo.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS