Arquivo

O Rio de Janeiro ficou mais lindo: Deputados do RJ aprovam nova lei antihomofobia

Redação Lado A 26 de Junho, 2015 15h08m

COMPARTILHAR

TAGS


O projeto de lei encaminhado pelo então governador Sérgio Cabral em 2003, que pune com multa, suspensão e cassação a inscrição estadual de estabelecimentos que praticarem ou forem omissos com discriminação por orientação sexual, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. O projeto de lei 2054/2013 segue agora para a sanção do governador Luiz Fernando Pezão.
 
Uma lei semelhante já havia sido aprovada na cidade do Rio de Janeiro em 1996, mas o estado não possuía uma lei antidiscriminatória pois em 2002 a bancada evangélica fluminense derrubou uma lei aprovada pelo deputado Carlos Minc pois a mesma previa sanções aos servidores públicos e pelo regimento, deveria ser criada pelo Estado, o que derrubou a lei em 2002. Apesar dos votos contrários novamente da bancada evangélica, o projeto de lei passou na Assembléia esta semana.
 
A lei pune quem proibir a permanência ou negar acesso a locais por conta da orientação sexual da pessoa, ainda negar emprego ou cargo, nos meios de transporte, atendimento em hospitais, sobretaxar, dificultar acesso à Educação ou ainda praticar atos de coerção, violência física ou verbal ou omissão de socorro.
 
Segundo o projeto, os estabelecimentos flagrados cometendo homofobia pagarão multas que variam de 50 Ufirs (R$ 127) a 50 mil Ufirs (R$ 127 mil), e em casos reincidentes podem ter a  inscrição estadual suspensa por até 30 dias ou ainda a cassação da mesma em casos mais graves. O projeto de lei prevê ainda sanções educativas como a obrigatoriedade de reciclagens, publicação de material impresso ou outras iniciativas que promovam a não discriminação.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS