Arquivo

Senador russo quer diminuir a violência contra a população LGBT

Redação Lado A 29 de Junho, 2015 17h07m

COMPARTILHAR

TAGS


Sem levantar bandeiras mas deixando claro que é contra a intolerância que domina a Rússia depois da aprovação da lei que proibiu a propaganda gay em 2013, que colocou os homossexuais do país em situação de risco e como vítimas da hostilidade dos preconceituosos, o senador Konstantin Dobrinin sugeriu que o Kremlin aprove uma lei que encerre a questão. “Para a Rússia deve ser importante não dar as costas à realidade de nosso tempo e não cair em uma arcaica luta contra os gays. É preciso encontrar uma fórmula legal que garanta o equilíbrio entre a parte conservadora da sociedade e o resto”, afirmou o líder do comitê de Direito Constitucional do Senado russo à agência de notícias Interfax, qu eem seu blog disse que a perseguição aos gays no país já deu e que é preciso seguir em frente.

A sugestão do parlamentar é que uma lei no estilo da polêmica instrução das Forças Armadas norte americanas “Don’t ask, Don’t tell”, em que a sexualidade não seja questionada e nem revelada, ou seja, um armário forçado aos gays e uma proibição que seja algo considerado relevante pelos conservadores. Segundo o político russo, o combate aos direitos dos homossexuais cria um efeito inverso de protesto por direitos, e a lei iria diminuir o grau de agressividade contra as minorias sexuais na Rússia.

O senador criticou pesadamente os colegas políticos que usam da homofobia uma bandeira e ajudam a disseminar o preconceito no país: “É imprescindível eliminar do âmbito político e de nossa vida pseudopolíticos que promovem a homofobia e leis lixo. Porque são eles, e não os gays, que representam uma ameaça direta para a segurança da Rússia”, afirmou ele. Apesar da proposta não ser nada inclusiva e o senador se posicionar a favor do fim da violência contra os homossexuais, Dobrinin entende que a questão não pode ser deixada como está. Para ele, cedo ou tarde os homossexuais gozarão de direitos que não possuem hoje na Rússia.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS