Arquivo

Curitiba recebe cineasta Bruce LaBruce no festival New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política

Redação Lado A 19 de Agosto, 2015 19h03m

COMPARTILHAR

TAGS


Entre os dias 25 e 30 de agosto, a capital paranaense é sede da mostra New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política. Serão exibidos 27 filmes de língua inglesa dos anos 1980 a 1990 sobre formas alternativas de sexualidade, além de quatro títulos nacionais lançados entre 2013 e 2014. O evento no espaço CAIXA Cultural Curitiba exibirá 14 longas, 4 médias e 9 curtas metragens e terá ainda um imperdível debate com o cineasta canadense Bruce LaBruce, no dia 29, sábado, ícone da cultura pós moderna, após a exibição do seu filme No Skin Off My Ass.

O termo New Queer Cinema surgiu no fim da década de 1980 para definir obras de uma nova geração de cineastas norte-americanos e britânicos que produziram filmes que desafiavam as normas politicamente corretas com as quais Hollywood e a televisão norte-americana tratavam os homossexuais. As produções eram uma tentativa de se criar discussões sobre assimilação e tolerância de gêneros pela mídia e pela sociedade.

“O objetivo do projeto é reavaliar esse intervalo de 25 anos, a relevância e o impacto do New Queer Cinema e o que ele representa na sociedade contemporânea com novos debates e questões”, Mateus Nagime, curador da mostra ao lado de Denilson Lopes. “Não apenas celebraremos e discutiremos os filmes produzidos nos Estados Unidos e no Reino Unido entre as décadas de 1980 e 1990, com fatos específicos histórica e politicamente, mas, também, propomos pensar o que significa os poucos representados filmes queer brasileiros contemporâneos”, acrescenta o curador. Durante a mostra também será lançado um livro-catálogo sobre New Queer Cinema e seus antecedentes cinematográficos, políticos e acadêmicos, além de bate papos e discussões sobre o tema.
 
O evento já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e depois de Curitiba aterrissa na capital baiana.

Quando: de 25 e 30 de agosto
Onde: Caixa Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Quanto: R$ 4 e R$ 2 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Ingressos vendidos apenas na hora.

 
Mais informações: http://newqueercinema.com.br/

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA CURITIBA:

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS