Arquivo

Florianópolis ganha inédito ambulatório para travestis e transexuais criado por voluntários

Redação Lado A 14 de Agosto, 2015 17h54m

COMPARTILHAR

TAGS


No Centro de Saúde da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, funciona desde o dia 10 de agosto o Ambulatório de Atenção Primária para Pessoas Transexuais e Travestis. O projeto replica iniciativas do SUS em algumas capitais para o atendimento de travestis e transexuais em busca de serviço especializado, como terapia hormonal e encaminhamento cirúrgico, com a diferença de ser conduzido por médicos da Residência em Medicina de Família, oferecendo um atendimento não apenas ligado à trasexualização mas à Saúde Integral das pacientes. Na capital de Santa Catarina, o projeto só saiu do papel graças à parceria com a ONG ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com enfoque na Sexualidade – que fornece ainda voluntários para formar uma equipe multidisciplinar para oferecer os tratamentos transexualizadores, como a hormônio terapia, acompanhamento psicossocial, entre outros. A demanda surgiu na Conferência Municipal de Saúde e foi abraçada por todos. 

O atendimento é realizado todas as segundas-feiras, entre 18 e 22h. Apesar de não estar  enquadrado na  Portaria nº 2803, de 19 de novembro de 2013 do Ministério da Saúde, a iniciativa tem chamado a atenção, por ser uma parceria inédita e encorajadora entre sociedade civil, médicos e a Prefeitura de Florianópolis. Não há repasse de verba federal para o trabalho específico e os hormônios prescritos serão oferecidos gratuitamente em breve pelo SUS, assim que entrarem na lista de medicamentos do município. A equipe também ainda não pode encaminhar para cirurgia, já que seria preciso credenciando do ambulatório trans junto ao Ministério da Saúde. Para tanto, a Secretaria de Saúde de Florianópolis precisa agilizar o processo burocrático, questão já em andamento.

Todavia, o atendimento especializado e humanizado já é uma grande conquista para a comunidade trans da cidade. Questões específicas, atendimento correto e sem preconceitos já faz muita diferença na vida de pessoas que enfrentam o preconceito em todos os lugares. Três médicos residentes do Centro idealizaram a parceria, abraçaram a idéia, e tornaram possível que Floripa inaugurasse este importante serviço.

O Ambulatório de Atenção Primária com atendimento voltado à população Trans fica no Centro de Saúde da Lagoa da Conceição – R. João Pachêco da Costa, 255 – Lagoa da Conceição, Florianópolis – SC.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS