Arquivo

Já fez? E-testes do A Hora É Agora alcançam números impressionantes em Curitiba

Redação Lado A 19 de Agosto, 2015 19h42m

COMPARTILHAR

TAGS


Curitiba tem desde fevereiro um programa incrível onde as pessoas podem pedir testes para o HIV de forma gratuita por meio do site ahoraeagora.org e recebem um kit em casa para se auto testarem para o HIV. A iniciativa é uma parceria entre a fundação de pesquisa Fiocruz, Grupo Dignidade, Ministério da Saúde e a Prefeitura de Curitiba, entre outros parceiros internacionais. Os interessados podem também baixar o aplicativo para celulares do projeto que tem como público alvo a população de Homens que Fazem Sexo com Homens na cidade. O A Hora é Agora é uma pesquisa brasileira inédita e as pessoas também podem se testar em outros pontos da cidade, como no COA, ou no trailer de testagem que está atualmente na Praça Osório (consulte o site para saber o horário).

A Lado A teve acesso aos números da importante pesquisa. De fevereiro a agosto, foram mais de 2 mil testes realizados apenas por pedidos pelo site do projeto. Destes, 70% foram de homens que fazem sexo com homens, dos quais 44% fizeram o teste pela primeira vez na vida. Por dia, em média, mais de 70 pessoas pedem o kit de testagem. O teste também pode ser retirado em farmácias populares depois de solicitado pelo site ou pelo aplicativo. O mais importante é que as pessoas estão se testando pela primeira vez e tomando consciência da importância de saber a sua sorologia para o HIV. Quanto antes começar o tratamento, uma vida mais normal possível pode ser garantida. O projeto ainda ajuda dando dicas e oferecendo diversas informações para quem tem dúvidas sobre o tema.

O kit de testagem compreende uma caixa discreta com a bula explicativa e um envelope de alumínio com: um dispositivo de teste, um frasco com líquido reagente (solução reveladora), e um sachê de sílica para manter o controle da umidade do envelope.  O auto teste é simples, com fluido oral e o resultado sai após 20 minutos. O resultado é seu, sigiloso e pessoal. 

 

Veja como é fácil fazer o teste:


 

 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS