Arquivo

Portal de notícias Mix Brasil encerra atividades depois de mais de 20 anos no ar

Redação Lado A 17 de Agosto, 2015 11h51m

COMPARTILHAR

TAGS


A mais antiga e tradicional mídia gay brasileira, o portal de notícias do Mix Brasil, não existirá mais a partir das próximas semanas. O site deixou de ser atualizado desde a primeira quinzena de julho, por isso contatamos o grupo Mix Brasil para saber o que aconteceu. Os internautas que digitarem o endereço digital da página do portal em breve serão redirecionados para o site do festival Mix Brasil, organização cultural que em 1993 realizou o primeiro “Festival MiX Brasil” e deu origem ao portal. É uma volta às origens e o grupo Mix Brasil se concentrará no festival de cinema, idéia surgida no New York Lesbian and Gay Experimental Film, em 1992, contou  André Fischer, um dos fundadores do Mix Brasil, e que foi responsável pela seleção Brazilian Sexualities, onde tudo começou.

O portal sai do ar por falta de viabilidade, já que nos últimos anos a internet tem sofrido uma grande revolução com as redes sociais, o que tem retirado apoio de portais e sites independentes na internet criando a evasão de patrocinadores que preferem investir em campanhas de engajamento social ou em sites de busca. Todas as mídias vivem e sentem esse amargo processo.

Em 1994, o Mix Brasil começou sua atividade de informação por meio de uma BBS (Bulletin Board System), via fax, além de um site, por meio dos quais as pessoas recebiam notícias e informações do mundo GLS. Dois anos depois teve inaugurado o portal no Uol, que após a popularização da internet, já em 1997, extinguiu o serviço de BBS. Para André Fischer, “Tudo muda, evolui, e o site cumpriu o seu papel”. O próprio termo GLS foi lançado pelo portal, idealizado por André e um grupo de amigos, entre eles a jornalista Erika Palomino, após de verem um carro modelo “Grand Luxe Sport”, que tinha a sigla GLS, algo muito comum nos anos 80-90, e idealizarem a brincadeira.

É uma perda indescritível para a mídia gay nacional. O Mix Brasil é parte de uma geração que aprendeu a ter orgulho de ser gay com as notícias do Mix. Um trabalho pioneiro que inspirou muitos projetos, até mesmo o da Lado A. O portal do Mix Brasil é um marco, em um tempo onde navegar na internet atrás de conteúdo gay em português era impossível pois não haviam outros sites. Foi no Mix e nas salas de bate papo do Uol que muitos gays conheceram outros gays como eles, sem estereótipos, deixando entrar ar novo nos armários antes isolados de cada indivíduo que aos poucos perceberam que não estavam mais sozinhos. O Mix virou programa de rádio na CBN, Mercado Mundo Mix, programa de cinema no Canal Brasil, outros produtos que marcaram época mas que aos poucos alguns foram deixados de lado por falta de apoio. O grupo ainda tenta viabilizar a revista Junior que fundada há 9 anos ainda deve apresentar mudanças importantes para se manter no mercado.

O sentimento de papel cumprido do portal reflete a realidade, o Mix é histórico e foi fundamental para a formação de uma geração. Mas, sem dúvidas, o fechamento do portal Mix Brasil é uma perda enorme para toda a comunidade homossexual brasileira. O festival igualmente importante e histórico segue seu caminho de sucesso. No ano passado, a campanha do 22° Festival Mix Brasil faturou dois leões no Festival de Propaganda de Cannes, na França.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS