Arquivo

China: autoridades liberam primeiro filme sobre amor gay

Redação Lado A 04 de Setembro, 2015 17h52m

COMPARTILHAR

TAGS


Na quarta-feira desta semana, as autoridades chinesas responsáveis por fiscalizar o que é produzido na indústria cinematográfica da China autorizaram a exibição pública de  “Seek McCartney”,  coprodução sino-francesa que mostra o amor entre um homem chinês e um homem europeu. Foi a primeira vez que um filme de conteúdo gay foi liberado para exibição nos cinemas no país.

O premiado diretor Wang Chao comemorou a decisão inédita, bem como os atores Han Geng e Jérémie Elkaïm, protagonistas da história de amor. “É um pequeno passo para o departamento cinematográfico, mas um grande passo para os membros da indústria do cinema”, escreveu o diretor no Weibo, o twitter dos chineses.

A homossexualidade deixou de ser crime no país apenas em 1997 e não é considerada uma doença mental desde 2001. Filmes com temática gay eram proibidos no país por ferir a moral chinesa. A autorização para a exibição de Seek McCartney é um claro sinal de novos tempos para os gays e a cultura chinesa.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS