Arquivo

Novas séries paulistas para a web expõem submundo gay de pontos de vista diferentes

Redação Lado A 01 de Setembro, 2015 05h33m

Dois projetos de cinema rodados em São Paulo tratam do tema gay em webséries que prometem muita polêmica. “Dudu Está Solteiro” estreou na semana passada e aborda a vida de um personagem gay que adora uma pegação e não quer envolvimento sentimental. Já “Sodoma” mostra pessoas excluídas da sociedade, entre elas um gay soropositivo que participa de festas do clube do carimbo, com o objetivo de transmitir o HIV para outras pessoas. Com linguagem direta e duração curta, os projetos variam em sua abordagem e vem somar à grande variedade de temas abordados no cinema brasileiro recente sobre a homossexualidade.
 
“Dudu Está Solteiro” é o projeto de um curta que será dividido em cinco capítulos em sua primeira temporada, financiada por um edital do governo paulista. Ao contrário do personagem da outra série, Dudu usa camisinha e curte a vida sem neuras. “Dudu vive sua sexualidade de maneira intensa, porém descomplicada, não procurando ou esperando de algumas relações mais do que elas podem oferecer, ou do que ele considera que elas possam oferecer. Criam-se situações em que o desejo, consumado ou não, impulsiona a engrenagem das relações, inclusive daquelas que o protagonista não pretende dar continuidade, mentindo o nome nos encontros. Assim, a resignação demonstrada pelo personagem (por exemplo, com relação ao colega de trabalho) é apresentada como suporte para a afirmação de sua sexualidade, e não como obstáculo para exercê-la”, diz a sinopse do curta/série que tem roteiro e a direção são de Beto Limbeger e no elenco Bruno Ferian, Caio Magalhães, Gustavo Vergani, Irail Rezende, Juliana Manczyk, Luiz Meneguetti e Murilo Toledo.
 
Já “Sodoma”, do diretor Alec Ford, da Ford Filmes, tem uma pegada mais artística, conceitual, e também é um curta-metragem que será transformado em web série para o Youtube. “O curta-metragem que gravamos conta a história de pessoas gays que seguem vidas totalmente fora da aceitação social. No decorrer da história, eles perceberão que estão no caminho errado e tentarão mudar de vida. Temos entre os personagens um traficante, uma garota de programa e até um rapaz que é soropositivo e que gosta de contaminar os outros” afirmou o diretor. “Todos esses personagens mudarão de vida, mostrando que sempre há perdão para qualquer pecado”, concluiu ele, o que nos fez pensar que a série terá uma visão julgadora e conservadora, ao contrário da proposta da série anterior. É esperar para conferir.
 
Veja o material que já está online das séries:

SODOMA

 

 

DUDU ESTA SOLTEIRO
 

 

 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS