Arquivo

Bomba: Ao lado do namorado, padre se assume gay na véspera de Sínodo da Família e é expulso

Redação Lado A 05 de Outubro, 2015 04h34m

COMPARTILHAR

TAGS


O monsenhor polonês Krzysztof Charamsa, de 43 anos, não é um padre qualquer. Há 17 anos no Vaticano, ele era secretário da Comissão Teológica Internacional do Vaticano e professor de Teologia da Universidade Pontifícia Gregoriana e da Universidade Pontifícia Regina Apostolorum em Roma. Trabalhava na Congregação da Doutrina da Fé, órgão que defende os valores do Vaticano. Ele foi expulso sumariamente do Vaticano neste sábado, um dia antes da abertura do Sínodo da Família, reunião de religiosos de todo o mundo que os próximos 20 dias discutirão ao lado do Papa Francisco as posições da Igreja sobre divórcio e casamento gay.

Em entrevista publicada sábado no Il Corriere della Sera, jornal de maior da Itália, o padre afirma: “Quero que a Igreja e minha comunidade saibam quem sou: um padre homossexual, feliz e orgulhoso da minha identidade. Estou disposto a pagar as consequências, mas é hora de a Igreja abrir seus olhos para os fieis homossexuais e entender que a solução oferecida, a abstinência total da vida amorosa, é desumana”. Para o religioso, a Igreja precisa aceitar o casamento gay e a sexualidade dos religiosos. “Gostaria de dizer ao Sínodo que o amor homossexual é um amor familiar, que necessita da família. Todas as pessoas, incluindo os gays, lésbicas e transexuais, têm no coração o desejo de amar e de ter relações familiares”, declarou Charamsa para imprensa, ao lado de seu namorado Eduard.  “Quero, com minha história, sacudir um pouco a consciência da Igreja”, declarou o religioso.

Imediatamente, o Vaticano anunciou o desligamento do monsenhor gay com a Igreja e considerou como “irresponsáveis” as suas declarações. Foi a primeira vez que um membro do Vaticanos se assumiu homossexual publicamente.
 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS