Arquivo

Caso lampadadas da Av. Paulista: agressor foragido é condenado à revelia a 9 anos de detenção

Redação Lado A 22 de Outubro, 2015 05h00m

COMPARTILHAR

TAGS


Jonathan Lauton Domingues, de 24 anos, único maior de idade no caso de agressão com lâmpadas fluorescentes contra homossexuais na Avenida Paulista, em novembro de 2010,foi condenado à revelia nesta terça-feira a 9 anos de detenção pelo tribunal do Júri de São Paulo. Na época com 19 anos, o réu que permanece foragido teve sua prisão preventiva decretada por duas vezes. Ele não poderá recorrer da decisão em liberdade caso venha a ser preso um dia.

Ainda cabe recurso mas a Procuradoria de Justiça de São Paulo anunciou que vai recorrer da decisão por entender que não houve intenção de matar. A pena foi comemorada pela vítima Luís Alberto Betônio, hoje com 28 anos. A decisão do tribunal conduzido pela juíza Renata Mahalem da Silva Teles foi registrada nesta terça-feira mas apenas divulgada ontem. Domingues foi condenado por tentativa de homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, por agir de surpresa, sem possibilidade de defesa da vítima por conta da imobilização feita por um mata-leão.

Um grupo de cinco adolescentes de classe média alta atacou naquela madrugada um total de 5 pessoas, a maior parte delas homossexuais, e atingiram um deles com duas lampadadas. A vítima deste caso que foi a julgamento, Betônio, reagiu à agressão e foi imobilizado por Lauton que lutava artes marciais, enquanto os outros menores o agrediram. Um segurança interveio e pôs fim à agressão que foi filmada por câmeras de segurança. A violência repercutiu internacionalmente e é um caso marco de homofobia no país, que ainda assim não criou uma lei que puna estes tipos de crime de ódio.

Desde 2010, Jonathan Lauton Domingues é procurado pela Justiça. Veja a foto dele:
 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS