Arquivo

Enem 2015 trouxe questão sobre feminismo e redação com tema na violência contra a mulher

Redação Lado A 26 de Outubro, 2015 11h01m

COMPARTILHAR

TAGS


Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, foi tema de uma das questões do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio realizado neste final de semana em todo o país. A abordagem sobre a filósofa francesa na prova de Ciências Humanas do Enem 2015 abriu uma guerrilha dos conservadores nas redes sociais que acusaram a prova de promover a ideologia de gênero. Ditos defensores da família criticaram a abordagem da filósofa feminista na prova do sábado e começaram a surgir textos acusando Simone de ter sido pedófila e nazista.

“Mais ou tão grave quanto a corrupção é a doutrinação imposta pelo PT junto a nossa juventude… O João não nasceu homem e a Maria não nasceu mulher”, afirmou o deputado Jair Bolsonaro em uma rede social, mostrando que não tem capacidade de leitura e interpretação de texto.

Na prova do Domingo veio o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” na redação, e mais uma vez a prova do Ministério da Educação foi elogiada por propor o debate de um tema central de importância no país. O ministro Aluízio Mercadante afirmou eu não sabia do tema da redação do Enem mas elogiou a escolha. Em 2010, a prova abordou a homofobia em sua redação e em uma questão. 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS