Arquivo

Portugal: jornalista se refere a deputado homossexual no gênero feminino e choca o país

Redação Lado A 11 de Outubro, 2015 13h28m

COMPARTILHAR

TAGS


Ele diz que não foi por querer mas o jornalista José Rodrigues dos Santos da rede de TV RTP, de Portugal, está sendo acusado de homofobia depois que em uma das reportagens do telejornal, exibido na última quarta-feira, ele se referiu ao deputado Alexandre Quintanilha da seguinte forma: “foi eleito, ou eleita, pelo PS”, em matéria sobre os novos parlamentares portugueses.  Para a ILGA Portugal, maior grupo gay do país, a referência foi humilhante já que o deputado do Partido Socialista (PS), de 70 anos, cientista, é notoriamente homossexual e companheiro do escritor estadunidense Richard Zimler.

“A inveja é um fenômeno universal” se defendeu o jornalista que acusou os colegas de profissão e militantes de armarem um circo. Dos Santos afirma que se confundiu com a chamada da matéria pois mencionava uma deputada aposentada e ao tentar se corrigir, na gravação da matéria, incluiu o “eleita”. “Não sabia que Quintanilha era homossexual nem me interessa. Eu não quero saber da orientação sexual nem do partido político de ninguém. Para mim não é relevante”, disse o apresentador em sua defesa, depois de afirmar que raramente os vídeos são revistos antes de irem ao ar e que apenas leu o texto escrito por outro jornalista e tentou corrigi-lo, cometendo o erro.

Em nota a RTP, reafirmou a justificativa do jornalista e pediu desculpas pelo ocorrido: “Os erros são sempre de evitar mas, como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo ou em qualquer outra profissão sabe, por vezes acontecem.”

Para a ILGA Portugal foi “evidente a intenção do apresentador de humilhar Alexandre Quintanilha em função da sua orientação sexual, recorrendo de resto ao género como forma de humilhação”. “Uma indignidade(…) chocante e absolutamente inadmissível”. Partidos políticos começaram a se manifestar sobre o incidente ao qual classificaram de “lamentável”. O PS afirmou que o ancora teve um comportamento “inaceitável” e exigiu um pedido formal de desculpas.

O novo deputado, o mais velho do Parlamento, não acredita que se tratou de um erro. “Se foi um equívoco acho que foi muito infeliz e grave. O telejornal foi visto por milhares de pessoas que ficaram muito surpreendidas, para não dizer chocadas, com o que viram e ouviram e que me transmitiram a sua perplexidade. Considero que é um insulto a um deputado que foi eleito para a Assembleia da República e por isso espero que todos os partidos políticos se pronunciem sobre este episódio. Sei que o Secretário Geral do Partido Socialista já se pronunciou. O pedido de desculpas deverá ser à AR, ao Partido Socialista, aos eleitores que votaram no PS porque confiam em mim e a todos os viram o Telejornal”, afirmou Quintanilha.
 
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) do país irá abrir um processo contra a RTP e anunciou o motivo da investigação: “indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos”.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS