Arquivo

Estudo aponta mais de 100 personagens gays em novelas globais

Redação Lado A 09 de Novembro, 2015 10h32m

COMPARTILHAR

TAGS


Entre 1970 e 2013, a Rede Globo apresentou 126 personagens LGBTs em seus folhetins, aponta o livro “Bicha (Nem Tão) Má: LGBTs em Telenovelas”, da Editora Multifoco, escrito pela jornalista gaúcha e pesquisadora Fernanda Nascimento. O trabalho foi sua conclusão de mestrado em Comunicação na PUCRS e, além da pesquisa quantitativa sobre personagens nas novelas da Globo, traça um estudo sobre o personagem Félix de Amor à Vida (2013). 
 
Os 126 personagens aparecem em 62 novelas, sendo 76 gays, 24 lésbicas, 16 bissexuais dos quais 12 homens, uma travesti e oito transexuais. A maior parte dos personagens LBGBT tinha entre 30 e 40 anos, apenas quatro eram afrodescendentes. A maioria destes personagens tem abordagem por meio estereótipos e são personagens de humor, não possuem destaque na trama, mas aos poucos o perfil dos personagens muda, até 2013, quando mesmo engraçado e trejeitado Félix protagoniza o primeiro beijo global em uma novela. Quase sempre a vida dos personagens é contida, discreta, principalmente se forem mulheres ou de classes mais altas. 
A autora participa da palestra Gênero e Sexualidade na Mídia, na Sala Leste do Santander Cultural, às 17h, e lança o livro “Bicha (Nem Tão) Má: LGBTs em Telenovelas” nesta quinta-feira (12/11), na Feira do Livro de Porto Alegre, às 20h.

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS