Arquivo

Mistério em alto mar: o que aconteceu com Bernardo?

Redação Lado A 10 de Novembro, 2015 12h52m

COMPARTILHAR

TAGS


Por volta da 1h da madrugada da última sexta –feira, a bordo de um navio de cruzeiro nas Bahamas, o catarinense Bernardo Garcia Teixeira Elbaz, de 31 anos, caiu no mar depois de se agarrar na lateral de um dos maiores navios do mundo, o Oasis of the Seas da Royal Caribbean. O brasileiro estava acompanhado de seu esposo, Eric Elbaz, 34, com quem vive há um ano em Nova York. Uma filmagem feita por uma passageira mostra o desespero do brasileiro que ainda não foi encontrado.
 
Gay assumido, Bernardo teria, segundo o advogado de sua família, sido vítima de comentários preconceituosos feitos pela tripulação da embarcação. Segundo contou seu esposo, após o jantar, ele teria sido alvo de uma “brincadeira” no café do navio onde teria sido chamado de “lipstick”, ou “boquinha (batom)”, uma expressão que tanto em inglês quanto português pode ser interpretada com homofóbica. Depois do jantar, Eric teria voltado a cabine no sétimo andar e Bernardo ficou passeando pelo navio. Bernardo teria ido à cabine e reclamado de novos comentários homofóbicos, discutido com o esposo e quebrado parte da mobília, depois, saiu e retornou, e desta vez seis membros da tripulação teriam tentado conter o brasileiro que alterado teria ido até a varanda do quarto e tentado fugir pela lateral, quando caiu ao quinto andar, na área dos botes salva-vidas onde é possível ver nas imagens que ele luta por sua vida.
 
No vídeo divulgado por uma passageira é possível ver o brasileiro tentado se segurar e caindo ao mar. É possível ver ainda uma marca de sangue. Nas imagens fortes, alguém grita: “Tudo isso é culpa sua. Se não você você, nada disso teria acontecido. Não coloque suas mãos em mim”. Os dois comemoravam o aniversário de Eric quando aconteceu a tragédia.
 
A história está mal contada. Para o advogado do brasileiro, houve negligência por parte da empresa e as imagens mostram que além de não terem parado o navio naquele minuto crítico ou jogado uma bóia salva vidas, seu cliente não parece um suicída. Para a Royal Caribbean, trata-se de uma briga de casal que terminou em suicídio. Segundo o relatório da companhia, a equipe foi até a cabine em razão de reclamações de vizinhos e que em nenhum momento teve contato direto com o passageiro. Outras imagens, não divulgadas ainda, mas vistas pela polícia da Flórida, mostrariam Bernando no convés sendo seguido por tripulantes e prometendo se jogar do navio.
 
Fica nosso desejo que a situação seja esclarecida, que Bernardo tenha, se for o caso, seu funeral digno, e o nossos sentimentos à família e amigos do rapaz que morou em Curitiba e Itajaí por muito tempo e era muito querido.

Veja as imagens: 
ALERTA – CENAS FORTES
 
 

 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS