Arquivo

Paraná ganha GT de segurança pública voltado à comunidade LGBT

Redação Lado A 10 de Dezembro, 2015 21h18m

COMPARTILHAR

TAGS


Na manhã desta quinta-feira, o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita assinou a resolução de criação de um Grupo de Trabalho de Segurança Pública para discutir assuntos relacionados à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). “Esse é um segmento que tem suas particularidades e nós, como Secretaria da Segurança Pública, temos que adaptar o trabalho das polícias Civil, Militar e Científica, e do Depen, e debater para que a gente possa estabelecer o que pode e deve ser mudado e de que forma. Pretendemos traçar um panorama executivo para que se possa resguardar o direito de todos na atividade”, declarou o secretário no evento que reuniu representantes de diversos órgãos estaduais e representantes da sociedade civil na manhã desta quinta-feira.
 
O grupo de trabalho será composto por cinco representantes de setores da Secretaria, dentre eles um da Polícia Militar, um da Polícia Civil, outro da Polícia Cientifica, um do Corpo de Bombeiros e um do Departamento de Execução Penal. E ainda outros cinco representantes de outros órgãos: um da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos, um do Ministério Público do Estado, um da Ordem dos Advogados do Brasil, um do Grupo Dignidade e um do Transgrupo Marcela Prado. 
 
A cooperação de órgãos e entidades tem como objetivo a sensibilização, o reconhecimento e respeito à população LGBT nas ações das polícias, atendimento de demandas originadas no diálogo entre o poder público estadual com os grupos de defesa de direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais. A criação do GT está prevista no Plano Estadual de Políticas Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), de 2013, que visa promover a igualdade de direitos e oportunidades para a comunidade LGBT paranaense.
 
Para Toni Reis, diretor executivo do grupo Dignidade, apesar de sempre ter havido o diálogo entre as partes, a criação do grupo é um compromisso com a comunidade: “Esperamos que a gente possa fazer do Paraná um Estado que respeite todos e todas, independente de qualquer característica”. O anúncio foi feito logo após a notícia de que um encontro de nacionalistas para a fundação de um partido político, com presença de vários grupos homofóbicos, ocorrerá na região metropolitana de Curitiba, neste final de semana.
Foto: SESP

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS