Arquivo

Bibliotecários brasileiros gatos posam sem roupa em prol da Biblioteca da Diversidade

Redação Lado A 08 de Janeiro, 2016 21h45m

Se você é amante de literatura, com certeza já deve ter se imaginado entrando em um espaço repleto de obras que celebram a diversidade humana, títulos que dão voz às minorias sexuais, religiosas e de gênero. Esse é um dos sonhos que Cristian Santos, bibliotecário da Câmara dos Deputados, em Brasília, quer e se esforça para realizar.  Ele conta que parte dessa vontade existe por conta das heranças proveniente dos pais: do seu progenitor, Seu Cristóvão, veio o aprendizado de valorizar o trabalho comunitário e político, já da mãe, dona Dora, herdou “a sensibilidade de se rebelar diante da fome, sede e frio do próximo. Sentimento esse que o assolou quando leu no jornal, em uma manhã de domingo, que um homossexual é morto a cada 28 horas no país. Na mesma época, as manchetes falaram sobre os terreiros de candomblé e umbanda queimados por conta da perseguição religiosa.
 
Foi a revolta que o fez questionar a falta de espaços públicos ou privados, de caráter cultural, que fossem destinados a ressaltar a diversidade como elemento perfilador da natureza humana. Então, a Biblioteca da Diversidade surgiu para suprir essa demanda. Ele conta que 4 são os objetivos centrais do projeto: Oferecer um acervo bibliográfico destinado a atender as necessidades das minorias sexuais e religiosas; Propiciar uma gama de produtos e serviços de informação destinados a promover a diversidade sexual e religiosa; Promover cursos, seminários, fóruns de debates e encontros que atendam às necessidades de aprofundamento dos temas envolvendo gênero e religião; Buscar junto aos órgãos governamentais apoio às atividades pertinentes à diversidade sexual e religiosa.

Atualmente, o começo do acervo funciona na residência pessoal de Cristian, por falta de sede física própria. Portanto, para comprar o terreno e construir a biblioteca, o bibliotecário lançou um Calendário Fotográfico de 2016. Nele, doze bibliotecários de todas as regiões do Brasil posaram, refletindo a multiplicidade de cores, idades e belezas do país. 

 
Para adquirir o calendário, limitado a 300 unidades, ajudar ou fazer doações para a biblioteca, entre em contato com o fundador, Cristian Santos, em: bibliotecadadiversidade@gmail.com ou (61) 8347-1304.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS