Arquivo

Cartaz com nova técnica de impressão combate o preconceito em escolas de Toronto

Redação Lado A 28 de Janeiro, 2016 18h14m

O Canadá é um país que está à frente quando o assunto é respeito e direitos das pessoas LGBTQs. Frequentemente você encontra casais homoafetivos trocando gestos carinhosos em público e raramente são repreendidos ou sofrem algum tipo de preconceito por conta disso. Boa parte desse ambiente amigável se deve ao trabalho feito pelo governo canadense em suas escolas e universidades públicas. O que está chamando a atenção agora é um cartaz colado nos corredores dos colegiais de Toronto.
 
A campanha criada pelo grupo Pflag, chama a atenção para a rotulação das crianças por suas orientações sexuais, enquanto elas deveriam ser vistas como amigos, parceiros, companheiros de time e bffs. Com a frase “É tempo de enxergar as coisas de forma diferente”, o cartaz traz uma nova tecnologia de impressão e ilusão de ótica, criada pela agência J. Walter Thompson Canadá. A peça traz as cores do arco-íris com as palavras “Lésbica, Gay, Bissexual, Trans, Hétero, Queer e 2-Spirited” – sendo queer uma denominação para pessoas que preferem não definir seus gêneros e 2-Spirited faz referência à diversidade indígena. 
 
A surpresa acontece quando os jovens tiram fotos com flash do cartaz, como o próprio explica: “Tire uma foto com flash deste poster para ver e compartilhar o que realmente importa”. Novas palavras surgem no cartaz, com a luz, “lésbica” ganha a adição de “parceira”, “gay” é um “colega de time”, “bissexual” tem “amigão” ao lado e assim por diante. O objetivo é incentivar o respeito, mostrando que as pessoas não são definidas apenas a sua orientação sexual e identidade de gênero. 
 
Espaço Livre de Preconceito
Essa não é a única campanha que merece atenção aqui no Brasil. Em 1995, a Universidade de Toronto foi pioneira nesse tipo de conscientização ao criar o selo “Positive Space”. Adesivos escritos “this is a positive space” foram colados nas portas de estabelecimentos em toda a cidade de Toronto para indicar que aqueles espaços são livres de homofobia e preconceito. A iniciativa começou dentro da própria universidade e ganhou as ruas da cidade mais tarde, perdurando até hoje. 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS