Arquivo

Conheça a ABRAFH: Porque toda família merece proteção

Redação Lado A 27 de Janeiro, 2016 18h52m

COMPARTILHAR

TAGS


A ABRAFH, Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas, nasceu em 2013, depois de uma audiência pública na Comissão dos Direitos Humanos do Senado. Com o objetivo de resguardar os direitos e proteger as famílias de casais e pessoas LGBTQs, a ideia surgiu através de um grupo do Facebook de pessoas que tinham o interesse de compartilhar experiências sobre suas famílias homoafetivas. Hoje, dois anos depois, a associação já conta com mais de 400 membros e busca ganhar mais voz e maior representatividade. 
 
A ABRAFH tem o propósito de congregar todos os membros LGBTQs, em toda e qualquer composição familiar, simpatizantes das causas homoafetivas. Além de ajudar com informações de utilidade pública, como adoção, registro com os sobrenomes dos pais ou mães, a organização busca fazer um mapeamento de todas as famílias homoafetivas brasileiras que, segundo dados do IBGE, já são mais de 600 mil. 
 
Em um primeiro momento, a Associação definiu três pilares de atuação: divulgação da ABRAFH para sensibilizar o público e buscar novas adesões, orientação e apoio psicológico para escolas e famílias e, por fim, incentivas propostas artísticas que ajudem a promover a visibilidade da família homoafetiva em âmbito civil.
 
“Muito ainda precisa ser feito. O preconceito a combater é grande. Juridicamente há muitos desafios pela frente, sendo possivelmente o primeiro, o registro das crianças nascidas da união homoparental. A associação conta com um forte aconselhamento jurídico. Sabemos da importância deste movimento em prol de milhares de famílias”, aponta o site da organização.
 
A campanha de divulgação já começou, com o apoio dos atores Marisa Orth,  Mateus Solano e Maria Eduarda de Carvalho. Confira: 
 
 

No site da ABRAFH, é possível acompanhar as informações atualizadas sobre a luta política, fazer a associação, ler o estatuto e conferir aspectos da jurisprudência. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS