Arquivo

Em julgamento inédito, juiz dá direitos iguais a mães lésbicas

Redação Lado A 11 de Janeiro, 2016 13h02m

Um caso julgado na corte da Virgínia, nos EUA, um casal de lésbicas entrou na Justiça pela guarda de uma criança depois de se separarem. Karen e Lauren Poole, casadas legalmente em 2013, decidiram se separar. O filho, gerado em 2014 por Karen por meio de inseminação artificial com o material genético das duas, e de um doador amigo, era alvo de disputa das mães.
 
Por conta da separação, e de uma ordem judicial protetiva a favor de Karen, Lauren não podia visitar o filho. Mas o juiz do caso atual decidiu que ela tem o mesmo direitos na maternidade da criança, com previsão de guarda compartilhada. O juiz vai esperar a ordem restritiva expirar e a criança ganhar peso para em maio iniciar a custódia compartilhada da criança de 2 anos.
 
O caso foi o primeiro do gênero na Virgínia e garantiu os direitos da mãe não biológica da criança de um casal lésbico, abrindo precedentes para casos semelhantes.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS