Arquivo

Famosos participam de ensaio fotográfico para combater o preconceito

Redação Lado A 27 de Janeiro, 2016 00h32m

COMPARTILHAR

TAGS


O fotógrafo francês Oliver Ciappa imaginou um ensaio fotográfico onde pessoas famosas heterossexuais de todo o mundo posariam em fotos como se fossem parte de um casal homossexual, transmitindo a verdade do amor em suas infinitas manifestações. A necessidade desse ensaio surgiu quando Ciappa se deu conta da onda de preconceito que assola diversas regiões do planeta, inclusive o seu país de origem. 
 
A ideia, que não é lá muito original, uma vez que diversos fotógrafos já trabalharam com fotos na mesma temática, ganhou espaço em exposições em toda a Europa e América do Sul, indo agora para os Estados Unidos. Chamada de “Imaginary Couple” – Casais Imaginários em tradução livre, o ensaio buscou a identificação de pessoas com celebridades que, apesar de representarem o amor homossexual, poderiam perfeitamente ser um. 
 
A imagem que mais fez sucesso foi a da atriz Eva Longoria, de Desperate Housewives, junto com a cantora belga Lara Fabian. Artistas como Denis Villenueve, Jean-Marc Vallee e dois nadadores da equipe olímpica de natação francesa posaram. Todas as imagens passaram por tratamento para que ficassem com um estilo monocromático quente, o que as deixaria mais atemporais, assim como o amor. “Se você não conseguisse se identificar com o amor dele ou sentir que não é real, daí eu teria falhado”, finaliza o fotógrafo. 
 
Ensaio brasileiro
Em 2015, diversos famosos, entre atores globais, atletas e ex-BBBs, posaram para a campanha “Liberdade na Vida/ Liberdade na Arte”, onde eles figuravam beijos homossexuais e pansexuais. A ideia partiu da revista virtual Antro Positivo, com o objetivo de lutar contra a homofobia. Confira aqui.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS